
Realizada de 8 a 13 de outubro, a 12ª edição do Salão Duas Rodas, realizada no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo foi sucesso de exposições e de público.
A feira reuniu cerca de 450 expositores, número um pouco maior do que o da edição anterior. Entre eles fabricantes de motos, bicicletas elétricas, equipamentos, acessórios, óleos e lubrificantes, publicações e serviços especializados. Pela primeira vez as marcas Ducati e Triumph terão espaço próprio, pois elas assumiram recentemente suas operações no Brasil. Também participaram do evento Honda, Harley-Davidson, Yamaha, Kawasaki, Kasinski, Suzuki, Dafra, BMW, Traxx, X Motos, Tricimoto e Moto Car.
Simuladores
Os visitantes, além de ver de perto os lançamentos, puderam aproveitar atrações como um simulador de saltos e outro de giro 360 graus com moto. Tinha ainda “shows” de acrobacias, circuito para crianças e “test-rides”. Quem quisesse sentir a emoção de saltar com uma moto poderia aproveitar o Salto Freestyle, um equipamento no qual uma motocicleta fica fixada a um braço que está conectado a um trilho. Com os pés presos à moto e um sistema de cintos de segurança acolchoados (como o de paraquedistas), o participante podia fazer um salto com a mesma mobilidade para manobras que um piloto profissional, porém sem correr risco de queda ou acidente, explica a organização do evento.
No Giro 360°, com o mesmo princípio das montanhas russas utilizadas nos parques de diversão, uma motocicleta de 125 cilindradas é acoplada a uma estrutura de aço para que o participante possa realizar os giros. Na parte externa do Anhembi, os profissionais de FreeStyle mostraram suas habilidades em shows diários e também gratuitos, com o piloto Jorge Negretti e a equipe Força e Ação.
Game e Test-drive
Também ofereceram no Salão Duas Rodas 2013, “test-drive” (ou test-ride) de motos Honda, Yamaha e Keeway, dona da marca italiana Benelli, que terá operação própria no Brasil, e de bicicletas elétricas da Tailg. Tinha ainda um espaço para crianças, o Kid Cross, onde elas puderam pilotar duas minimotos e um quadriciclo em circuito fechado e com equipamentos de segurança. A associação das montadoras, Abraciclo, bolou uma brincadeira num tabuleiro em tamanho real, inspirada no tradicional “Jogo da vida”. No “Vou de moto”, participantes responderam a perguntas sobre trânsito, habilitação e manutenção de motos. Os vencedores ganhavam luvas para motociclistas e brindes.