Câmeras vão ‘ler’ placas de veículos que circulam por Quatro Barras

A promessa é controlar entradas e saídas da cidade

A Prefeitura de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, promete inovar com a instalação de um monitoramento digital que vai, dentre outras ações, detectar as placas dos veículos. O novo sistema de monitoramento será um subsídio para a investigação de crimes e a localização de suspeitos, segundo o Executivo. A promessa é controlar entradas e saídas da cidade, movimentação em pontos estratégicos, de grande circulação ou pontos ermos, como, por exemplo, as áreas rurais. O sistema deve entrar em funcionamento em 90 dias.

O projeto prevê a instalação de 19 câmeras de monitoramento, 9 delas no modelo LPR (OCR), que permite a leitura e o reconhecimento de placas de veículos, além de outras 10 no modelo Speed dome, com ângulo de 360º.

Funcionamento

As 9 câmeras LPR serão posicionadas nas entradas e saídas da cidade, rotatórias, além de locais de grande fluxo, e serão uma ferramenta estratégica na identificação de veículos com alerta de roubos ou furtos, na localização de suspeitos, no monitoramento de veículos, além de dar suporte e base de dados para os serviços de investigação realizados pela Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Civil.

De acordo com a prefeitura, todo este aparato será coordenado e acompanhado na sala de monitoramento da GM, que receberá novos painéis, 6 monitores de 50’, além de novos equipamentos de computação e telefonia.

Estão previstas as instalações de câmeras no Florestal, na Campininha e no Palmital, nesta primeira etapa. Mas o planejamento da prefeitura ainda engloba etapas em várias outras regiões da área rural, fazendo uso da energia solar.

Contrato

O contrato foi assinado no final de janeiro A empresa contratada já iniciou os procedimentos para instalação do sistema, que segundo a prefeitura, deve começar a operar em cerca de 90 dias.