Governo precisa socorrer cafeicultura

O Governo do Estado e o governo federal estudam estratégias para socorrer cafeicultores, prejudicados pelas fortes geadas do fim de julho. Segundo levantamento da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento haverá redução de pelo menos dois terços do potencial de produção de café na safra 2013/14.
O secretário da Agricultura Norberto Ortigara, e o secretário nacional da Agricultura Familiar, do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, se reuniram segunda-feira (26). “Acredito que a manutenção da cafeicultura no Paraná só vai ocorrer se o produtor conseguir acessar tecnologia e para isso ele precisa de linha de crédito mais barata”, avaliou Ortigara
Ele defendeu o apoio dos governos federal e estadual à incorporação de tecnologia, com ênfase na mecanização da colheita na pequena propriedade, proposta que foi encaminhada pela Câmara Setorial do Café. O produtor estava desestimulado com os baixos preços do café nos últimos 10 anos e enfrenta elevações em seus custos de produção por causa da mão de obra, cada vez mais cara e escassa.
Ortigara salientou que a exploração do café nas pequenas propriedades deve estar atrelada a um processo de diversificação, para diluir o risco em casos de perdas por fenômenos climáticos.

SEGURO
O diretor do Departamento de Economia Rural (Deral), Francisco Simioni, defendeu a prorrogação de dívidas e liberação de crédito para capital de giro. Outra medida discutida foi sobre a necessidade de adaptação das normas do Seguro da Agricultura Familiar – Seaf instituído no âmbito do Proagro – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária para a cultura do café.