
O governador Beto Richa autorizou a formalização de convênios com as prefeituras para a construção de novas Bibliotecas Cidadãs em mais dez cidades: Adrianópolis, Alto Paraíso, Brasilândia do Sul, Cândido de Abreu, Lunardelli, Mariluz, Rio Bonito do Iguaçu, Rio Branco do Sul, São Jorge do Patrocínio e Tibagi. O investimento é da ordem de R$ 5 milhões, aplicado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Cultura. O terreno é doado pelas prefeituras.
“A Biblioteca Cidadã proporciona aos jovens e à comunidade destas cidades o acesso a livros e a possibilidade de inclusão digital, por meio dos telecentros. Isso é democratização do conhecimento, que é o caminho para o exercício da cidadania”, afirma o governador. Neste governo já foram implantadas 100 Bibliotecas Cidadãs. Atualmente, o Paraná conta com 300 unidades.
O projeto é desenvolvido pela Secretaria da Cultura, em parceria com as secretarias de Assuntos Estratégicos e de Infraestrutura e Logística e as prefeituras. Cada biblioteca é dotada com acervo inicial de dois mil livros e um telecentro equipado com cinco computadores com acesso à Internet.





