O primeiro encontro promovido pela Associação Comercial do Paraná (ACP), com vistas à aproximação de seus associados com o Procon-PR, aconteceu na sede da entidade. O objetivo dos organizadores é cumprir uma série de reuniões para esclarecer dúvidas da classe empresarial, cujo resultado será a obtenção de uma relacionamento harmônico entre fornecedor e comprador, segundo esclareceu Claudia Silvano, diretora do órgão estadual de defesa do consumidor.
No primeiro encontro, o tema abordado foi a função do departamento estadual e suas atribuições, tais como fiscalizar e orientar o mercado de consumo e a defesa dos cidadãos, diante da ocorrência de problemas na relação entre fornecedor e consumidor. Claudia enfatizou que “o dever do Procon-PR é orientar e defender o consumidor, porém, na maioria dos casos acabamos só defendendo. A relação entre fornecedor e consumidor tem que ser harmoniosa, justificando a importância da realização de encontros como esses”.
A diretora deu algumas dicas, como por exemplo, fazer acordos por meio da Carta de Informação Preliminar (CIP), por se tratar de forma rápida, menos burocrática e mais barata, evitando gastos com processos administrativos. Ela também alertou o empresário a ver na reclamação “uma oportunidade de aprimorar seu negócio e não uma crítica, como é tratada na maioria das vezes”.
O próximo encontro com o Procon-PR, está previsto para o dia 9 de agosto no mesmo horário e local.