O projeto Patrulha do Campo, realizado pelo Governo do Estado em parceria com consórcios municipais, revitalizou mais de 1,8 mil quilômetros de estradas rurais do Paraná, beneficiando 20,3 mil propriedades. Cerca de 128 mil pequenos agricultores tiveram um salto na qualidade de vida com o programa, que permite escoar com mais agilidade e segurança os produtos da agricultura familiar paranaense e traz diversos benefícios a quem vive no campo.
Há 23 anos produzindo hortifrutigranjeiros em Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, o produtor rural Joaquim da Rosa afirma que ficou muito mais fácil vender sua produção com as melhorias nas estradas. “Nós tínhamos que puxar os produtos de trator até a rodovia, porque seis anos atrás não chegava caminhão até as propriedades. Agora, com a estrada boa, os caminhões trucados saem daqui carregados de hortifrutigranjeiros”, ressalta. A melhoria também foi observada pelo agricultor Deolindo Pereira da Costa, do município de Ortigueira, nos Campos Gerais.
“Quando vi esse maquinário percebi que nosso progresso estaria vindo com ele. A gente agora pode passear, sair de casa sem prejuízos com os carros. Também é bom para criação de gado, plantação e turismo, que com a melhoria da estrada já aumentou muito”, diz.
Lançado no primeiro semestre do ano passado, os serviços da Patrulha do Campo já chegaram a 202 municípios, reunidos em 26 consórcios. As 30 patrulhas entregues contam com um conjunto com 13 equipamentos rodoviários usados na readequação. Além do escoamento da safra, o programa também garante o acesso da população rural a serviços como saúde, educação e de compras fora da propriedade.