Patrulha Escolar orienta diretores e pedagogos de escolas estaduais da RMC

Diretores e pedagogos de 133 escolas estaduais do Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul receberam orientações do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) sobre ações preventivas à segurança na comunidade escolar. O contou com escolas de 14 municípios da região metropolitana de Curitiba.
A reunião integra o trabalho da Patrulha Escolar e tem o objetivo de qualificar os diretores e pedagogos com relação a atos de infrações, indisciplina, mediação de conflitos, regimento escolar. “As palestras esclarecem as dúvidas dos gestores e ajudam a multiplicar as informações na comunidade no entorno das escolas”, diz Maurício Ferraz da Costa, chefe do Núcleo da Área Metropolitana Sul.
Segundo Lígia Fabris Berg, representante da Secretaria de Estado da Educação no Batalhão da Patrulha Escolar, este é um trabalho para despertar o diálogo entre direção, funcionários e estudantes, além de garantir informações para que os gestores não se omitam em situação de conflito.
“A intenção é orientar e assessorar os diretores e pedagogos nas questões que envolvem a rotina escolar para que eles sejam os multiplicadores de técnicas para inibir situação de conflito”, explica Lígia.
As palestras já aconteceram nos Núcleos Regionais de Educação de Londrina, Maringá e Curitiba e estão previstos encontros para o mês de junho nos Núcleos de Foz do Iguaçu e Telêmaco Borba. “Desenvolvemos técnicas para qualificar os diretores e pedagogos para agirem de forma eficiente em situações de conflitos e, assim, evitar consequências mais graves”, conta o Capitão Walter João Marques, comandante da 4ª Companhia do BPEC.