
A Indústria de Eventos no Brasil está em franca ascensão. É o que mostrou levantamento apresentado pela Revista Eventos, publicada neste primeiro semestre de 2013, e que consultou 1.219 empresas. Os números apontam que a maioria das empresas de eventos (74,6%) aumentou seus investimentos em 2012, e 67% delas confirmaram que pretendem investir mais ainda em 2013. O mercado corporativo foi identificado como o maior responsável pela melhoria dos negócios para 64,7% das empresas.
A maioria das empresas entrevistadas (65%) indicou aumento no faturamento em relação a 2011, sendo que 56% indicaram crescimento superior a 6%. Para 76% dos entrevistados, 2013 deve se manter com bons resultados, com crescimento acima de 6%.
Os resultados foram apresentados durante o 1º Barômetro da Indústria de Eventos, em abril de 2013. Foram consultadas 1.219 empresas de seu próprio cadastro e também de outras entidades, como Abeoc Brasil, Abrafec, Abrace, Ampro, Sindiprom e Ubrafe
Em Curitiba
Em Curitiba, a Casa Lia Eventos (www.casalia.com.br) teve aumento bem superior ao registrado pela pesquisa. Ela apresentou crescimento de 96% em números de eventos e de 122% no faturamento mensal. E o número deve continuar subindo. Segundo o sócio Guto Biazzetto, a Casa Lia realizou 72 eventos apenas em 2012, e 54 até o mês de maio deste ano.
Lá são frequentemente realizados jantares, palestras, coquetéis, exposições artísticas e de produtos, comemorações e eventos empresariais. A grande procura resultou em faturamento de R$ 400.000,00 no ano passado. Para 2013, estima-se valores em torno de R$ 600.000,00. O crescimento, conforme explica Guto, se deve à recente abertura da casa, bem como à falta de outros estabelecimentos que ofereçam o mesmo serviço e a mesma localização e estrutura.
Os eventos empresariais representam hoje 82% dos eventos da casa e 73% do seu faturamento. São clientes fixos empresas como Renault, O Boticário, Kraft Foods, Philip Morris e Grupo NB. A maior concorrência vem de hotéis. Mas eles são procurados por empresas interessadas em eventos mais simples, com menos custos.