Porto de Paranaguá fará operação inédita de embarque e desembarque de passageiros da MSC

A MSC Cruzeiros – uma das principais companhias do segmento no mundo – anunciou neste domingo (26) escalas e embarques inéditos em Paranaguá, no Litoral do Paraná, com o navio MSC Lirica, a partir de novembro. O MSC Lirica vai operar itinerários do Porto de Paranaguá para Itajaí, Buenos Aires (Argentina) e Punta del Este (Uruguai).

Assim, o Paraná se juntará a outros portos de embarque já conhecidos no Brasil, como Itajaí, Santos, Rio de Janeiro, Salvador e Maceió, entrando definitivamente na rota turística desse segmento. O anúncio foi feito pelo diretor-geral da MSC no Brasil, Adreian Ursilli, durante o 14° TOP MSC 2023 — evento para agentes turísticos de todo o País a bordo do MSC Seashore.

“Estamos trabalhando desde 2019 para a volta dos navios de passageiros ao Porto de Paranaguá. Nesse ano, recebemos o MS Hamburg em novembro. Depois de várias reuniões com a MSC e envolvidos, com o fim da pandemia, em novembro de 2022 atracou no porto parnanguara o navio de passageiros Viking Octantis. E no fim do ano passado, recebemos o navio de cruzeiros MSC Armonia.  A excelência no recebimento desses três gigantes nos credenciou a entrar na rota do turismo dos navios que fazem temporada no Brasil”, explica o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Portos do Paraná, André Pioli.

Segundo ele, “o melhor é que a mão é dupla, além dos turistas que vão desembarcar e consumir na cidade, vamos ter a oportunidade inédita de embarcar passageiros pelo nosso porto. É emprego e renda sendo gerada por quem passa pela nossa cidade, seja para embarcar ou desembarcar”.

“Não é só isso, também estamos trabalhando junto a outras operadoras, na próxima segunda-feira (03) atraca no Porto de Paranaguá o navio Silverwind, da operadora Silversea, que apesar de seu porte menor promete também movimentar o comércio local”, salienta Pioli.

“Temos um grande potencial de mandar paranaenses e turistas de demais estados para toda a América do Sul. Boa parte dos paulistas, argentinos, uruguaios e paraguaios vai acabar embarcando de Paranaguá. Iremos transformar o Paraná com bons roteiros, bons produtos para ir para as prateleiras dos agentes de viagens”, destacou Marcio Nunes, secretário de Turismo do Paraná que representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento.

“Esperamos embarcar mais de 10 mil turistas em Paranaguá, além de receber mais de 41 mil turistas em trânsito, sendo 50% de brasileiros e 50% de estrangeiros. Com isso, chegamos a seis portos de embarque no Brasil em 2023/2024”, disse o executivo da MSC. “Teremos 16 saídas de Paranaguá, bem como turistas visitando a região durante toda a temporada”.

O NAVIO – O MSC Lirica, segundo a companhia, oferece uma experiência centrada em elegância, conforto e hospitalidade. As vistas internas no hall e as vistas panorâmicas do oceano que podem ser vistos das janelas que ocupam paredes inteiras do longe contribuem para uma sensação de espaço descontraído, complementado por uma variedade lounges.

As opções de entretenimento a bordo possuem padrão internacional, como o Teatro Broadway, o Cassino Las Vegas e o futurista Blue Club Disco, até os jogos de realidade virtual e a sala de jogos infantil com tema de piratas.

A academia panorâmica, com sua ampla variedade de instalações esportivas, e o MSC Aurea Spa, com tratamentos de beleza e massagens, são dois ambientes inovadores que ajudam o turista a manter a forma mesmo durante o seu tempo de lazer ou férias.

O navio também conta com ampla estrutura para famílias e crianças: com parceiros de renome como Chicco, Lego e Namco. O navio oferece áreas de lazer especiais para crianças de todas as idades, incluindo recursos aquáticos.

 

Foto: Divulgação.