A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann recebeu na terça-feira (29) em Brasília os prefeitos da Região Metropolitana de Curitiba. A agenda organizada pelo prefeito de Pinhais e presidente da Assomec, Luizão Goulart, fez parte da programação de atividades do Encontro Nacional de Prefeitos e Prefeitas, o qual contou com a participação da presidenta Dilma Rouseff.
Durante a conversa com os prefeitos da RMC, a Ministra Gleisi disse que novos investimentos irão beneficiar a região. Ela citou algumas áreas como educação, infraestrutura, saúde e segurança pública como prioritárias para receberem investimentos do Governo Federal. “A presidenta Dilma já anunciou que ainda neste ano de 2013, os municípios terão em torno de 66,8 bilhões de recursos novos para investimentos em diferentes áreas. São R$ 35,5 bilhões para obras de saneamento, pavimentação e mobilidade urbana. Por isso, conversando com os prefeitos da Grande Curitiba fica mais fácil de pontuar quais são as reais necessidades e de que forma o Governo Federal pode atuar para que os municípios sejam realmente atendidos”, salientou.
Para o presidente da Assomec, Luizão Goulart este canal aberto entre os municípios e o Governo Federal é essencial para que os projetos de integração sejam realmente colocados em prática. “Temos muitos desafios pela frente, precisamos de soluções práticas para enfrentar os problemas do transporte coletivo, da saúde, do lixo, entre outros. A participação efetiva do Governo Federal, com certeza vai nos ajudar a avançar muito”, destacou.
O prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet que também participou da conversa com a Ministra, enfatizou o compromisso de integração na Região Metropolitana. “Manteremos um constante diálogo com o Governo Federal. Aproveitamos o encontro para encaminhar demandas da Grande Curitiba nas áreas de saúde e transporte, principalmente, e a ocasião nos deixou bastante otimistas”, afirma Fruet.
Dilma e o compromisso com os prefeitos
Além do anuncio de R$68 bilhões, durante o Encontro Nacional com Novos Prefeitos e Prefeitas, em Brasília, a presidenta Dilma Rousseff destacou a importância da ação conjunta entre governo federal e municípios para que o “Brasil seja um país muito mais justo e desenvolvido”.
Para a presidenta, o momento atual é de consolidação de um novo patamar das relações federativas e que é necessário desenvolver ainda mais o diálogo entre governo federal e municípios. Dilma ainda destacou as oportunidades para municípios com até 50 mil habitantes, que poderão concorrer a, no mínimo, mais 135 mil moradias do programa Minha Casa, Minha Vida. Os prefeitos terão acesso à construção de quadras poliesportivas, com a queda das exigências para qualificação, de 500 alunos para 100, e também poderão se habilitar para a construção de creches oferecidas em 2011 e que ainda não foram contratadas.
A presidenta afirmou ainda que o Governo Federal vai resolver o problema das contas previdenciárias dos municípios. Segundo ela, com o pagamento da primeira parcela, serão equacionadas as dívidas de 79% de todos os municípios que tinham essas pendências.