Procura pela prova de proficiência em espanhol no País cresce 17%

O Instituto Cervantes de Curitiba abriu o prazo para inscrições para a prova do DELE, o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. O exame é o único título oficial reconhecido internacionalmente para demonstrar o nível de proficiência em língua espanhola. O certificado é emitido pelo Ministério da Educação, Cultura e Esporte do Governo da Espanha.
Os interessados pela terceira e última convocatória do ano poderão se inscrever até o dia 05 de novembro. A prova será realizada no dia 23 de novembro. O preço das inscrições varia de acordo com o nível da prova, de R$ 176,00 a R$ 379,00.
A coordenadora acadêmica do Instituto Cervantes de Curitiba, Ana María Rego Vilar, revela que a unidade responde por uma grande região demográfica: “Hoje somos responsáveis por todos os exames DELE do Paraná e de Santa Catarina. Tudo passa por aqui”. Ela conta ainda que o Instituto Cervantes de Curitiba também vai responder pelo certificado DELE de outro país. “O Paraguai era, até agora, um dos únicos países da América do Sul a não contar com centros de exame DELE, forçando os interessados a viajar para obter o certificado em outros países, como Argentina, Uruguai ou Brasil”, conta. O outro país sul-americano que não possui centros de exame DELE é a Venezuela.

Outros centros
Em Curitiba, existem outros centros examinadores, como o Centro de Línguas e Interculturalidade da Universidade Federal do Paraná e o Colégio Bom Jesus. No Norte do Estado, o Laboratório de Línguas da Universidade Estadual de Londrina passa a ser o primeiro centro na região e vai examinar as provas desta convocatória. A UEL vai responder também pela região de Maringá. “Aceleramos os trâmites burocráticos nos últimos meses para firmar o convênio com a universidade, porque cresce cada vez mais a demanda dessas regiões paranaenses e os interessados até agora tinham que se deslocar a Curitiba para fazer a prova”, disse a coordenadora. Nesta convocatória de novembro, pela primeira vez, passarão a examinar também em Florianópolis, por meio da parceria com o Colégio Bom Jesus.
O Instituto Cervantes vai oferecer a prova em seis níveis: A1, A2, B1, B2, C1 e C2. Todas as provas estão adaptadas ao Marco Comum Europeu de Referência, que propõe um padrão de metodologia de ensino, aprendizagem e avaliação das línguas.
Segundo Ana María Rego Vilar, a procura pelo DELE no Brasil aumenta cada vez mais por diversos motivos, como a exigência para estudar em universidades de países de língua espanhola e a necessidade em diversos casos no Brasil: “O DELE B1 é exigido para o programa Ciência Sem fronteiras para estudar na Espanha. Estamos aguardando a confirmação da nova chamada para o CSF; o DELE B2 para as bolsas do CAPES; e o DELE C2 para concurso público para professores de espanhol do Celem para as pessoas que possuem graduação que não seja Letras Espanhol-Português”.
No mundo inteiro, as provas são aplicadas pelo Instituto Cervantes. São mais de 800 centros em 100 países. O Instituto Cervantes de Curitiba fica na Rua Ubaldino do Amaral, 927, no bairro Alto da XV. As especificações da prova e outras informações sobre o DELE podem ser encontradas no site www.curitiba.cervantes.es ou pelo telefone (41) 3362 7320.