Na Paraná Clínicas, a procura por um médico especialista em psiquiatria cresceu 27,1%. O levantamento compara a quantidade de consultas realizadas pelo plano de saúde no primeiro semestre de 2018 e 2019. O crescimento, segundo a psiquiatra Dra. Ana Paula Aquino Mendes, pode estar relacionado a dois fatores: questões socioeconômicas, como desemprego e pobreza, e a quebra de preconceitos sociais sobre doenças mentais.
“O estilo de vida nas grandes cidades e o excesso de tarefas que as pessoas têm acumulado são fatores que estão contribuindo para esse aumento. Ao mesmo tempo, nunca tivemos tanto acesso a informações sobre transtornos psiquiátricos como agora. Isso também auxilia na busca por ajuda”, explica a médica da Paraná Clínicas. Em contrapartida, a busca por psicoterapia registrou queda de 5,39% entre o primeiro semestre de 2018 e 2019.
Na avaliação da Dra. Ana Paula, o movimento pode estar ligado ao imediatismo e à “falta de tempo” do brasileiro. “Sabemos que a terapia é um processo demorado e que necessita participação ativa do indivíduo. Isso requer tempo, paciência e vontade de abordar assuntos que nem sempre são fáceis”, pondera a médica. “Na maioria dos casos, o tratamento multidisciplinar com psiquiatra e psicólogo é mais efetivo”, completa.
Outros números
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 5,8% dos brasileiros sofrem de depressão e 9,3% da população convive com a ansiedade. Esses números colocam o Brasil na liderança na América Latina e no mundo, respectivamente. As estatísticas de suicídio também são preocupantes. Um estudo realizado por pesquisadores da Unifesp aponta que as mortes por suicídio cresceram 24% entre os jovens que vivem em grandes cidades.
Para combater o crescimento dos números, a Paraná Clínicas reforça a importância de ações de conscientização como o Setembro Amarelo e mantém programas específicos sobre o assunto que podem auxiliar os pacientes. No principal deles, o Em {Frente}, a operadora de saúde faz a busca ativa dos pacientes em tratamento ou que passaram por internamento psiquiátrico para incentivar o acompanhamento ambulatorial e prevenir crises.
Sobre a Paraná Clínicas
Com 50 anos de atuação no mercado, a Paraná Clínicas é referência em planos empresariais. Tem a missão de cuidar da saúde, atendendo com excelência empresas e pessoas, oferecendo como diferencial os programas de saúde preventiva. Com uma infraestrutura moderna e planejada em uma rede interligada, a Paraná Clínicas conta com sete unidades próprias, chamadas de Centro Integrado de Medicina: CIM Água Verde; CIM Araucária; CIM CIC -24h; CIM Fazenda Rio Grande; CIM Rio Branco do Sul; CIM São José dos Pinhais; CIM Unidade Infantil – 24h (ao lado do Hospital Santa Cruz) e Hospital Dia (anexo ao CIM Água Verde), projetado para oferecer o que existe de mais moderno em procedimentos eletivos, permitindo que os pacientes tenham alta no mesmo dia. Mais informações em www.paranaclinicas.com.br.