Queda de cabelo: quando a mulher precisa buscar tratamento?

A queda de cabelo está entre uma das maiores preocupações das mulheres quando o assunto é a estética. A temida calvície feminina pode ter várias origens e, por isso, cerca de 70% do público procura um especialista para sanar dúvidas, realizar um tratamento ou iniciar um processo de prevenção.
Segundo a coordenadora de cursos de Estética e Dermocosmética da Faculdade Inspirar, Tatiana Bertacin, além da genética, fatores como a má alimentação e o estresse podem contribuir para a perda de cabelo. “Uma mulher que não se alimenta adequadamente e sofre pela falta de vitaminas e minerais, por exemplo, tem chances futuras de sofrer com a perda inesperada cabelo”, explica.
A especialista salienta, ainda, que além da falta de alguns componentes na alimentação, outros fatores, estes relacionados ao “cuidado” com os cabelos, induzem ao risco da queda capilar. “Quando uma mulher realiza tratamentos estéticos no cabelo, como a escova e até mesmo a tradicional chapinha, o fato de manusear os cabelos de forma uma pouco mais brusca provoca fraqueza no couro cabeludo. Com isso, a possibilidade de cair o cabelo é maior ”, esclarece.
A professora afirma que existem sintomas que sinalizam o momento apropriado para uma mulher procurar um profissional para a realização de um tratamento dermatológico. “É normal que uma mulher perca aproximadamente 100 fios de cabelos por dia. Acima disso, se houver a percepção de uma quantidade maior nessa perda, a pessoa precisa procurar um especialista”, alerta.