Quem vai à academia bebe mais em dias de muito exercício

chopp

Um estudo publicado no site Health Psychology e no jornal da Associação Americana de Psicologia afirmou que de quinta-feira a domingo, as pessoas se mostram mais dispostas a aumentar a carga de exercícios e também a beber mais. “De segunda a quarta-feira, é comum que as pessoas tentem se policiar para não consumir bebidas alcoólicas com frequência”, afirma David E. Conroy, principal autor do estudo. “Porém, com a proximidade do fim de semana, há um aumento no ritmo de vida social, assim como da ingestão de álcool e de idas até a academia.”
Cento e cinquenta voluntários com idades que variavam de 18 a 89 anos utilizaram um aplicativo para anotar diariamente suas atividades físicas e quanto ingeriram de álcool. Os voluntários cumpriram um padrão de 21 dias consecutivos em três momentos diferentes ao longo de um ano.
O resultou apontou que, independentemente do sexo ou idade, o consumo de bebidas alcoólicas aumentava sempre acompanhando os dias com mais exercícios físicos. “Talvez as pessoas bebam perto do fim de semana como forma de recompensa pelo trabalho”, afirma Conroy. Outra hipótese é que os indivíduos se sentem mais fisicamente ativos depois do estresse do começo da semana. E, como é habitual ampliar as atividades sociais de quinta a domingo, uma boa parte delas envolvendo o consumo de bebidas, a combinação entre atividade física e álcool fica estabelecida.
Um segundo estudo sobre atividade física e álcool contou com o relato dos mesmos voluntários por um período de 30 dias. “Nesse outro procedimento pedimos para que os participantes apenas anotassem no aplicativo o instante em que malharam ou beberam durante o dia, correndo menos riscos de que algum deles esquecesse alguma das atividades”, explicou Conroy.
O resultado foi o mesmo. O maior consumo de álcool e de treinos coincidiu com os mesmos dias próximo e durante o final de semana. “Ampliando o estudo e aproximando-o mais do dia a dia dos voluntários, eliminamos nossas dúvidas. Realmente nos dias em que as pessoas tendem a ser mais ativas, elas também tendem também a beber mais”, conclui Conroy.
Com a conscientização da população de que é comum abusar mais da bebida em dias de corrida, os pesquisadores esperam que as pessoas pensem duas vezes antes de abrir uma cerveja e façam com que o suor da academia valha a pena. “É preciso descobrir como usar a atividade física de forma eficaz e com segurança, sem que ela venha combinada com o efeito adverso de se beber mais álcool”, diz o pesquisador David Conroy.

Foto: Divulgação.