Questão de Segurança – Cuidados ao vender o seu veículo

Muitas pessoas quando vão vender o seu veículo, geralmente procuram lojas de revenda de veículos usados para em muitos casos deixar o carro em consignação.
Mas e muito importante nesse momento tomar alguns cuidados:
Em primeiro lugar verifique se a empresa que você está deixando seu carro para vender, é associada a ASSOVEPAR – Associação de Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná, pois para se associar o lojista tem que comprovar que sua loja está legalmente constituída.
Depois verifique no PROCON se não há nenhuma reclamação contra a loja em questão.
A loja foi indicada por algum conhecido?
A mesma é uma loja que já está no mercado a algum tempo? E o fundamental a ser observado. Somente após a conclusão das operações bancárias é que se deve preencher o CRV – Certificado de Registro do Veículo.
Após a conclusão da transação você deve preencher o CRV e colocar a data da venda. Reconheça a firma da sua assinatura e em hipótese alguma entregue o documento em branco ao comprador ou despachante.
Após o reconhecimento da firma do CRV, tire uma cópia autenticada e informe ao DETRAN, você tem até 30 dias para informar, pois somente assim em caso do novo proprietário não efetuar a transferência você estará protegido, caso contrário, todos os débitos do veículo ainda serão seus e o pior, em caso de um acidente você também irá responder civilmente, pois legalmente o carro e a responsabilidade sobre ele ainda será sua.
Verifique na internet se o novo proprietário efetivou a transferência do veículo para ele. Como ele tem 30 dias de prazo para efetuar a transferência, caso isso não ocorra, informe ao DETRAN e solicite o bloqueio por falta de transferência, assim você estará legalmente protegido e evitará dores de cabeça.

))) Por Coronel R.R. Jorge Costa Filho – coronelcosta181@gmail.com