Reunião define operação de segurança na Capital

Após a Copa das Confederações foi realizada a primeira reunião de trabalho das equipes de Segurança Pública, avaliando os resultados e definindo metas para os próximos meses, tendo como ponto básico a integração de todos os órgãos dos governos municipal, estadual e federal.
O encontro aconteceu na Secretaria Especial para Assuntos da Copa do Mundo da FIFA 2014 e reuniu os integrantes da Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Guarda Municipal, Policia Federal, Exército Brasileiro e COESGE – Comissão Estadual de Segurança Pública e de Defesa Civil para Grandes Eventos.
Foram estabelecidas linhas gerais para a execução da proteção e segurança das atividades relacionadas com a Copa 2014, incluindo áreas importantes como: Estádio, Aeroporto, Fan fest, Public View, Hotéis, IBC, Centros de treinamento, Estacionamentos e Rotas de Comboio.
Uma reunião marcada para os dias 31 de julho e 1ºde agosto de 2013, vai avaliar, no transcurso da Copa das Confederações, as atividades do SICC – Sistema Integrado de Comando e Controle de Segurança Pública para Grandes Eventos. O encontro será em Brasília, no auditório do Instituto Nacional de Criminalística – INC, na superintendência Regional do Departamento de Polícia Federal do Distrito Federal.
“Entramos agora numa fase de definições de equipamentos, instalação do material necessário para a operação do Centro de Comando e Controle e simulações. Tudo compartilhado com as forças de Segurança e Defesa”, disse o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha.
Segundo o delegado da Policia Federal, Fluvio Cardinelle Garcia, presidente da COESGE, “a experiência da Copa das Confederações foi muito importante para ajustes que vamos fazer no Paraná. Precisamos padronizar os equipamentos no setor de comunicação, fortalecendo a integração dos órgãos, visando maior objetividade do sistema”, afirmou Garcia.
Uma preocupação da área de segurança aponta para os locais do interior, já confirmados pela FIFA, casos de CTs e hotéis. A vistoria do Corpo de Bombeiros apontou algum tipo de irregularidade em quatro dos hotéis citados no caderno da FIFA e também no estádio regional Arnaldo Busatto de Cascavel.
Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Luiz Pombo, “Já realizamos inspeções preventivas nos locais que envolvem o evento Copa do Mundo e vamos continuar agindo neste sentido”, disse o coronel, que informou “estamos orientando os responsáveis pelos hotéis e CTs sobre a regularização dos itens pendentes, os quais deverão ser sanados em até 90 dias . Segundo o relatório de inspeção foram aprovados, estando regulares o CT do Caju, do Clube Atlético Paranaense, o estádio Durival de Brito e Silva, do Paraná Clube, o estádio regional Willie Davis, de Maringá e o CT SMSports de Londrina.
Participaram da reunião o secretário estadual da Copa, Mario Celso Cunha; delegado Fluvio Cardinelle Garcia, presidente da COESGE; delegado Roberto Milaneze, da Policia Federal; Coronel Milton Isaac Fadel Junior, presidente da Câmara Temática da Segurança; Ten.Cel. Edemilson de Barros, da Defesa Civil; Coronel Luiz Henrique Pombo do Nascimento, Comandante do Corpo de Bombeiros; Inspetor Cláudio Frederico, da Guarda Municipal; Capitão Marcelo Krainski, do Bope; Capitão João Carlos, da secretaria de estado da Segurança Pública; e o Coronel Rômulo Marinho, do Exército Brasileiro.