Calibrar os pneus, checar a suspensão e verificar o nível do óleo do motor são algumas das manutenções e revisões veiculares que precisam ser feitas periodicamente para prolongar a vida útil do automóvel e evitar gastos excessivos com problemas imprevistos. O ideal é que esses reparos sejam feitos por pessoas e estabelecimentos qualificados.
“Um bom mecânico é sempre o profissional mais indicado para fazer as revisões de que o veículo precisa, mesmo as mais simples. Também é importante que o proprietário esteja atento às condições do local onde deixa o seu veículo”, comenta Marcelo Sebastião, diretor de Auto da Porto Seguro. “O conceito dos Centros Automotivos Porto Seguro atende essas duas necessidades: oferece a assistência de profissionais qualificados em um estabelecimento que é referência em seu ramo de atuação”, completa.
Saiba mais sobre as principais revisões que devem ser feitas regularmente:
Estepe: é preciso calibrá-los mensalmente. Informações sobre a calibragem correta dos estepes podem ser consultadas no manual do veículo.
Pneus: também precisam ser calibrados todos os meses. Já o rodízio dos pneus deve ser feito a cada 10 mil quilômetros rodados, durante o alinhamento e balanceamento do veículo.
Suspensão: deve ser revisada a cada 5 mil quilômetros. E os amortecedores, substituídos a cada 40 mil quilômetros.
Freios: o sistema de freios precisa de revisão a cada 5 mil quilômetros. Também é importante verificar o desgaste das peças mecânicas e hidráulicas.
Fluído de freio: também é importante estar atento aos cuidados com o reservatório do fluído de freio, que deve ser mantido bem fechado. Quando o nível do fluído de freio precisa ser completado constantemente, é sinal de que pode haver vazamento no sistema e até a possibilidade de perda do freio do carro. Vale lembrar ainda que o fluído de freio deve ser substituído a cada 12 meses ou quando o veículo completar cerca de 10 mil quilômetros rodados, a fim de evitar oxidação e outros danos ao sistema de vedação dos freios, o que pode provocar vazamentos.
Motor: a quilometragem de manutenção das correias, rolamentos e sistemas de arrefecimento varia conforme o modelo do veículo. A quilometragem da troca de cada veículo está expressa em seu manual. Consulte um profissional especializado que poderá realizar a verificação dos itens.
Óleo: o nível do óleo do motor precisa ser verificado semanalmente. A quilometragem de substituição do óleo e filtros varia entre 5 mil e 10 mil quilômetros, de acordo com as especificações do fabricante do automóvel.
Bateria: deve ser revisada a cada 6 meses, assim como a inspeção visual e a limpeza dos polos da bateria, para evitar o acúmulo de zinabre.
Direção: o alinhamento da direção precisa ser feito a cada 10 mil quilômetros e quando o carro passar por buracos ou chocar-se com guias.