Temidas, principalmente pelas mulheres, as rugas são as marcas faciais que denunciam o tempo, aparecendo na pele por volta dos 30 anos de idade e é neste momento que começa a luta contra esta vilã da beleza. De acordo com a médica Dra. Daniele Martins Lopes, sócia diretora da clínica da Pele & Cia Centro Dermatológico, visitas frequentes ao médico, alguns cuidados especiais inclusos no dia e dia e mudanças de hábitos são possibilidades para evitar o envelhecimento da pele.
“Geralmente as rugas são encontradas na face, pescoço, colo e mãos. Porém, partes como orelhas e braços também podem sofrer com o problema. As rugas são o resultado de uma degeneração celular na pele, mas também podem aparecer devido a contrações musculares repetitivas, exposição excessiva ao sol, flacidez da pele ou por deficiência de proteínas”, explica Dra. Daniele.
Fatores como excesso de exposição ao sol (em que os raios UV decompõem as fibras de elastina da pele), falta de hidratação e má alimentação estão entre os pontos determinantes para o surgimento dos sinais de expressão. “A forma mais eficaz para prevenir e amenizar rugas é unir cuidados, como consultas regulares com médicos dermatologistas para entender as necessidades de cada tipo de pele; uso de protetor solar em todos os momentos do dia e em qualquer estação do ano; e buscar produtos que tenham ação anti aging”, sugere a médica.
É importante lembrar que é necessário buscar ajuda profissional para garantir eficácia no combate às rugas, para saber quais são os tratamentos indicados – uma vez que cada pessoa possui uma pele diferente e os cuidados são definidos de forma individual.