A Rumo registrou novas conquistas em sua operação de elevação de cargas para exportação no Porto de Santos (SP), o maior da América Latina. Entre janeiro e julho deste ano, 2,3 milhões de toneladas de grãos passaram pelo seu terminal portuário, volume 28% acima do registrado em igual período de 2017 e que responde por 9% do market share desse segmento no cais paulista.
O bom desempenho de commodities agrícolas, em especial da soja, vem puxando para cima os índices operacionais de movimentação de granéis da Rumo. Na soma dos volumes de soja, milho e açúcar, a Companhia lidera o market share com 19%, ficando cinco pontos percentuais à frente de duas empresas que respondem, igualmente, por 13% da elevação de cargas.
“Entre janeiro e julho, a movimentação de granéis da Rumo chegou a 6,1 milhões de toneladas, embarcados em 135 navios”, afirma Fabricio Degani, diretor de operações da Companhia. “E as perspectivas para os próximos meses seguem positivas, principalmente por conta da safra de grãos, com destaque para a soja”.
A estimativa para a safra de grãos 2017/18 é de 228,6 milhões de toneladas, a segunda maior dos últimos 15 anos. A soja e o milho, que têm os maiores volumes de produção do País, devem chegar neste ano a 119 milhões e 82,2 milhões de toneladas, respectivamente. Os dados são do 11º levantamento da safra brasileira de grãos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).
O atual cenário do mercado internacional teve forte influência nos negócios que envolvem a soja. As exportações do mês de julho de 2018 ficaram em 10,2 milhões de toneladas, valor 40% maior do que foi exportado no mesmo período do ano passado. Isso ocorre devido à guerra comercial entre China e Estados Unidos: com a soja norte-americana sendo taxada em 25% pelos chineses, as exportações brasileiras estão sendo beneficiadas. As informações são da Conab e da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora logística com base ferroviária independente do Brasil e América Latina. A Companhia tem mais de 12 mil quilômetros de trilhos formados por quatro concessões em seis estados: São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Com mil locomotivas e 25 mil vagões, a empresa oferece uma gama completa de serviços interligando centros de produção, polos consumidores e portos marítimos.