Sarampo: quando procurar ajuda médica?

A confirmação de novos casos de sarampo em Curitiba (PR) aumenta a preocupação dos serviços de saúde e da população com a doença. Por apresentar sintomas bastante comuns – como tosse, febre, conjuntivite e coriza –, o sarampo pode ser confundido com outras viroses sazonais. Então como saber quando é hora de procurar ajuda médica? A gerente de Qualidade do Hospital Santa Cruz e médica infectologista, Dra. Adriana Blanco, explica um pouco mais sobre o assunto:

Quando devo procurar o pronto-socorro?

“Qualquer pessoa que apresentar febre acima de 38,5ºC, tosse, irritação nos olhos, acompanhado de mal estar intenso, deve suspeitar de sarampo. Esses sintomas duram entre três e cinco dias, e somente na sequência começam a aparecer as manchas vermelhas pelo corpo”, explica. O ideal é procurar um pronto-socorro e, logo ao chegar, comunicar a equipe médica sobre os sintomas. “Em caso de suspeita, é recomendado o uso de máscara cirúrgica para evitar a transmissão para outros pacientes”, completa a médica.

E se estive em contato com alguém com sarampo?

Se tiver sintomas, procure um pronto-socorro. Sem sinais da doença, é preciso verificar a carteira de vacinação para ter certeza de que está imunizado contra o vírus. “Se a pessoa não tem certeza sobre a vacina, tomou apenas uma dose ou perdeu a carteirinha é preciso procurar um posto de saúde para atualização”, aconselha a Dra. Adriana Blanco. A orientação é a mesma para quem viajou para locais em surto de sarampo, como São Paulo e Rio de Janeiro.

Já tive sarampo quando criança. Posso ficar tranquilo?

Não. Como os sintomas são comuns, outras doenças podem ser confundidas com sarampo. “Por isso, não conseguimos assegurar que a doença que seja teve na infância foi realmente sarampo. A única prevenção é a vacina”, reforça a médica infectologista do Hospital Santa Cruz.

Quem deve tomar a vacina?

Todas as pessoas com idade entre 06 meses e 49 anos que não tenham sido imunizadas, tomaram apenas uma dose ou perderam a carteirinha que comprova a aplicação. “É importante reforçar que a vacina não protege apenas aquele que recebe a dose, mas também a população suscetível que não pode ser vacinada, como as gestantes e os bebês com menos de seis meses de vida”, pontua.

O sarampo é uma doença grave?

Sim e pode causar complicações, principalmente em crianças. Entre elas estão a pneumonia, a infecção de ouvido e a encefalite – infecção que atinge a membrana que envolve o cérebro e causa fortes dores de cabeça e confusão mental. Não existe um remédio que combata o vírus do sarampo, por isso o tratamento é sintomático para diminuir os sintomas. “Mas é preciso passar pela avaliação de um médico, porque só um profissional da saúde pode fazer o diagnóstico e receitar os medicamentos adequados para cada caso”, enfatiza a médica.

Sobre o Hospital Santa Cruz

Fundado em 1966, o Hospital Santa Cruz está localizado no bairro Batel, em Curitiba (PR). É considerado um centro de excelência em alta complexidade no atendimento das áreas de Oncologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Neurologia, Ortopedia, Pronto Atendimento, Checkup e Maternidade, que é referência em Curitiba. Oferece estrutura privilegiada, equipe multidisciplinar, equipamentos de última geração e um moderno centro cirúrgico. É referência no serviço de hotelaria e em atendimento humanizado, com qualidade assistencial e foco na segurança do paciente. É reconhecido com o selo de Acreditação com Excelência, o mais alto nível de certificação nacional, entregue pela ONA, sendo a instituição acreditada nesta categoria por mais tempo no Paraná.