Sebrae/PR e Fecomércio firmam convênio para auxiliar minimercados de bairros

O Sebrae/PR e o Sistema Fecomércio Sesc Senac PR firmaram, nesta segunda-feira, dia 24, convênio para a execução do Projeto Varejo TOP Loja Minimercados. A iniciativa propõe qualificar e elevar a performance das micro e pequenas empresas do segmento para competir com grandes redes que passaram a atuar também no formato de minimercados nos bairros. O segmento corresponde, no Brasil, a mais de 400 mil empreendimentos, e é o segundo maior em número de lojas no setor do comércio varejista, ficando atrás do segmento de vestuário, acessórios e calçados.
Participaram também da assinatura do termo de cooperação técnica do Projeto, na sede do Sebrae/PR, em Curitiba, outros dois parceiros desta iniciativa, o Sindicato do Comércio Atacadista (SINCA) e a Associação Paranaense de Supermercadistas (APRAS). O Varejo TOP Loja Minimercados será realizado em quatro municípios paranaenses, inicialmente. Em Ivaiporã e Francisco Beltrão, o Projeto já está em andamento. Em Curitiba e Ponta Grossa, vai iniciar no mês de julho.
“Há oito anos que a Fecomércio e o Sebrae/PR firmam parcerias para apoiar e fortalecer o varejo. E conseguimos resultados fantásticos. Um deles, fundamental, é observar o varejo como fator importante para manutenção das pessoas nas suas cidades, porque emprega mão de obra. Hoje, as pequenas empresas sabem onde buscar o suporte e a logística para superar as dificuldades diante da concorrência. Vamos usar a nossa experiência para atuar nesse projeto, que faz um ‘recorte’ mais especializado do segmento. Não tenho dúvidas de que o sucesso está garantido”, contextualiza Darci Piana, presidente do Sistema Fercomércio Sesc Senac PR.
Para o diretor de Operações do Sebrae/PR, Julio Cezar Agostini, o grande diferencial do Varejo TOP Loja Minimercados é especialização. “É muito importante esse projeto ser segmentado e possuir metodologia própria para atender, de forma customizada, os empresários de micro e pequenas empresas do segmento. O trabalho vai trazer a modernização dos empreendimentos, o aumento das vendas e do lucro para os empresários. Temos uma aliança forte com todos os envolvidos no Projeto, principalmente com a Fecomércio, que discute conosco embrionariamente todos os nossos projetos do varejo”, pontua Julio Agostini.
O desafio do Varejo TOP Loja Minimercados é buscar soluções inovadoras e, para isso, conta com o apoio de parceiros para agregar expertise de formação. As capacitações serão ministradas pela Academia Empresarial APRAS. “A qualificação profissional é primordial no nosso segmento. Espero que a parceria seja apenas o começo para estreitarmos relações com a Fecomércio e o Sebrae/PR”, diz o presidente da APRAS, Cesar Moto Tozetto. “Conheço bem as necessidades do segmento e uma necessidade urgente é a capacitação de pessoal, caso contrário vamos perder mais mercado”, reforça Julio Inácio Correa, vice-presidente do SINCA.