O setor de alimentação, um dos mais expressivos e consolidados no franchising brasileiro, continua crescendo, mas em um ritmo menor. Em 2013, o segmento atingiu o faturamento de R$ 23,9 bilhões no mercado de franquias do Brasil, representando um crescimento de 16,6%, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising.
Segundo o balanço anual realizado pela ABF, o setor de franquias cresceu 11,9% em 2013, atingindo o faturamento de R$ 115 bilhões. Só no ramo de alimentação, o número de marcas no Brasil teve um aumento de 11,2% e em unidades de 25%.
Como prova desta expansão e conquista de mercado, podemos citar as redes Mr. Mix, Patroni Pizza e Natortilha, que tiveram um crescimento audacioso em 2013, além da Salgado Mania, que entrou para o segmento de franchising.
Após crescer 67% e atingir o faturamento de R$ 45 milhões em 2013, a maior franquia de milk shake do Brasil, o Mr. Mix, está com perspectivas positivas para 2014. Seguindo o planejamento de expansão, a rede pretende inaugurar mais 70 lojas até o mês de dezembro. Entre as potenciais regiões constam cidades localizadas no Nordeste, Norte, Sudeste, Centro-Oeste e Sul, listadas na ordem de crescimento definida pela marca.
“Com a implantação de novas unidades, atrelada aos lançamentos de sabores diferenciados e a algumas ações de marketing, nosso foco é aumentar o faturamento em 70%. Hoje, contamos com 146 unidades espalhadas por todo o Brasil”, explica o sócio-fundador do Mr. Mix, Clederson Cabral.
No ano em que completa 30 anos, a rede Patroni Pizza, maior do segmento de pizzarias anuncia a abertura de 46 novas unidades até o final do ano em estados como São Paulo, Ceará, Bahia, Piauí, Paraíba, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Com estas aberturas, a rede prevê um incremento no faturamento de 30%. Com 133 lojas espalhadas em todo o país, a Patroni Pizza fechou 2013 com um faturamento de R$ 319 milhões.