
O serviço de telefonia pela internet Skype celebra seu 10° aniversário, aproximando o mundo de uma forma muito significativa, com um alcance que muito poucos teriam previsto em 2003. Um total de 300 milhões de usuários fazem 2 bilhões de minutos de videochamadas on-line diárias. Como demonstração mais clara de seu sucesso, a marca virou verbo na língua inglesa (to skype = ligar pelo Skype), uma rara distinção que compartilha com outro gigante, o Google.
Em outro sinal de seu sucesso, o Skype deu lugar a competidores com uma série de tecnologias similares, como o FaceTime da Apple. Mas por mais revolucionária que possa parecer a tecnologia do Skype, ela não começou do zero, na verdade foi construída com base em tecnologias de comunicação já existentes. O Skype começou a dar os primeiros passos no final de agosto de 2003 através de dois empreendedores escandinavos, o sueco Niklas Zennstroem e o dinamarquês Janus Friis, que expandiram as tecnologias de redes P2P (redes entre pares) existentes.
O Skype, que permite aos usuários na internet fazer ligações de alta qualidade de qualquer parte do mundo gratuitamente, decolou rapidamente, aproximando o mundo em uma época em que a globalização e as viagens intercontinentais separaram as famílias mais do que em qualquer outro momento da História.
No entanto, muitos se perguntam se é possível ganhar dinheiro com um negócio que oferece ligações gratuitas. A fabricante de softwares americana Microsoft acredita que sim e por isso pagou US$ 8,5 bilhões pelo Skype em 2011. Nos 12 meses encerrados em 30 de junho, a Divisão de Entretenimento da Microsoft, que inclui o Skype, reportou ganhos de US$ 848 milhões, um aumento de US$ 380 milhões com relação ao ano anterior.