Assessoria – A Sociedade Paranaense de Reumatologia realizará um evento híbrido focado na artrite reumatoide (AR), uma doença autoimune que afeta aproximadamente 1% da população mundial e atinge mais de 2 milhões de brasileiros. A doença é duas a três vezes mais comum em mulheres, e o risco aumenta com a idade, especialmente entre os 40 e 60 anos. Globalmente, ela está entre as doenças que mais levam à incapacidade funcional, sendo a causa de 35% das aposentadorias por invalidez no Brasil, segundo o INSS.
Moderado pela Dra. Barbara Stedler Kahlow, o evento contará com discussões de especialistas renomados sobre os impactos multissistêmicos da artrite reumatóide, incluindo apresentações sobre:
– *Caso Clínico Pediátrico* pela Dra. Christina Feitosa Pelajo.
– *AR Pré-Clínica e Atualizações* com a Dra. Débora Negrão Gonzalo Dias.
– *Olho na Artrite Reumatoide*, discutido pelo Dr. Marcelo Luiz Ghelen.
– *Pulmão na Artrite Reumatoide*, apresentado pela Dra. Lilian Tiemi Kuranishi.
O evento também incluirá um *Mini Meeting da Organon* com o Dr. Rafael Gamma.
“A Sociedade tem se dedicado a debater os avanços no diagnóstico e tratamento da artrite reumatóide, que incluem novas terapias que podem reduzir complicações como doenças pulmonares e oculares, conforme apontam estudos recentes sobre o impacto da doença em múltiplos sistemas do corpo”, explica Dra. Bárbara.
O encontro acontecerá no formato híbrido, com parte presencial no auditório da SPR (Rua Padre Anchieta, 1846) e também online, permitindo que profissionais de diversas regiões possam participar e se atualizar.