Aproximadamente 200 servidores da Prefeitura de Curitiba foram para as ruas para atender ocorrências causadas pela forte chuva e vento que atingiram a cidade na tarde desta quinta-feira (05). Diversas árvores e galhos caíram e imóveis foram destelhados.
Segundo a Defesa Civil Municipal, por volta das 15h40, ventos de aproximadamente 80 Km/h atingiram Curitiba, principalmente os bairros Sítio Cercado, Boqueirão, Pinheirinho, Cajuru, Tatuquara, Batel, Mercês, Santa Felicidade, Cachoeira, Vila Izabel, Agua Verde, Hauer, Portão, Pilarzinho, Lamenha Pequena e Barreirinha.
Foram feitos dez atendimentos de destelhamentos e atendidas, pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mais de 40 solicitações para corte e retirada de árvores caídas em via pública e sobre algumas residências (três casas foram atingidas). No total, 15 equipes foram para as ruas somente para retirada de árvores.
Essas quedas causaram bloqueios nas seguintes ruas e avenidas: na Vital Brasil, no cruzamento com a República Argentina (Batel), na Francisco Alves Guimarães com a José de Alencar (Cristo Rei), na Professor Álvaro Jorge com a Wenceslau Glaser (Vila Izabel), na Anita Garibaldi com a David Bodziak (Cachoeira) e na Dr. Carlos de Carvalho com a Jerônimo Durski (Bigorrilho).
Outra árvore caiu na Avenida do Batel, próximo ao Castelinho, interditando a rua. Uma queda de árvore causou bloqueio parcial na Av. Vicente Machado, no cruzamento com a Rua Jerônimo Durski.
Aproximadamente 200 sinaleiros tiveram problemas e a maior parte está em alerta. Agentes da Setran orientam o trânsito, principalmente nos bairros Ahú, Santa Felicidade, Mercês, Batel, Bigorrilho e Portão.
Seis equipamentos da Secretaria Municipal de Educação sofreram danos com a chuva. São escolas e CMEIs das regionais CIC, Bairro Novo e Portão. A Secretaria ainda está levantando qual o tamanho do dano.
Os servidores da Prefeitura e mais dez equipes do Corpo de Bombeiros estão em atendimento às ocorrências e permanecem em prontidão, até a volta da normalidade.