Você talvez tenha um travesseiro favorito, que parece até fazer com que durma melhor. Mas, se ele for daquele bem velhinho, com mais de seis meses ‘de vida’, você pode estar aumentando as chances de ter acne e alergias, alertam os especialistas.
Isso ocorre porque a sujeira, o óleo, os ácaros e a pele morta acabam se acumulando em travesseiros velhos. O doutor Robert Oexman, diretor do Sleep to Live Institute, localizado ao norte da Califórnia, avisa que quem dorme em travesseiros velhos pode estar pressionando o rosto contra a sujeira.
O centro de pesquisa trabalha com engenheiros e cientistas no desenvolvimento de produtos para a melhora da qualidade do sono. Os ácaros podem agravar a asmas e desencadear reações alérgicas. De 20% das pessoas que sofrem de alergias, cerca de dois terços podem ser alérgicas ao ácaro que vive nos tapetes e na cama.
PIORES MOMENTOS
Os especialistas explicam que as reações das pessoas alérgicas são mais fortes durante a manhã e à noite, e o travesseiro pode ser o culpado, já que a proteína que desencadeia reações nos ácaros não fica no ar.
A recomendação é que a roupa de cama seja lavada com regularidade e, como precaução, seja seca em uma máquina. Outra dica é procurar travesseiros que preencham a lacuna entre a cabeça e os ombros.