Sim, existem destinos para cada época do ano. Claro que um destino que se organiza consegue distribuir bem seu fluxo de turistas ao longo do ano. Mas para uma identidade forte, ter clara a época do ano que é a alta temporada, é essencial para um bom trabalho do destino.
Já os turistas conseguem perceber esse posicionamento rapidamente. Ainda que não com os nomes técnicos de sazonalidade ou alta/ baixa temporada, o viajante cada vez mais entende o destino antes mesmo tomar a decisão de visitá-lo.
No caso de meios de hospedagem, o cuidado com o acabamento, eletroeletrônicos e enxovais que deem conta de segurar o frio. Restaurantes que sejam ventilados mas que aqueçam também são essenciais para garantir o conforto dos clientes. Um bom exemplo para o inverno brasileiro, menos rigoroso do que em algumas partes dos Estados Unidos e Europa, é o estilo dos restaurantes da Rua Coberta de Gramado. Aquecedores a gás e peles nas cadeiras dos restaurantes dão o charme e o aquecimento ideal para um bom jantar regado a vinho tinto.
O fato é que o Brasil já possui excelentes destinos prontos para receber em qualquer época do ano, e não é necessária uma comparação com outros locais do mundo, afinal pouco a pouco estamos construindo nossa identidade no turismo. Já falei sobre nossa identidade no meu blog, no texto “A síndrome do patinho feio no turismo brasileiro”, que fala sobre como estamos nos transformando em cisne. O importante é que os destinos estejam bem posicionados, e entendam quando é o pico da onda e quando é o momento de manter um movimento médio no destino. Obviamente que muitas são as alternativas para que o pico dure mais tempo ou mais de uma temporada, mas para isso é necessário maturidade e planejamento.