Após o sucesso dos testes clínicos realizados em crianças africanas, a primeira vacina contra a malária pode chegar ao mercado já em 2015, informou a farmacêutica GlaxoSmithKline (GSK).
De acordo com o grupo, que revelou os detalhes dos testes realizados, a vacina, conhecida como RTS,S, conseguiu reduzir pela metade os casos de malária em crianças entre 5 e 17 meses após receber a primeira imunização.
Os testes em questão foram realizados a partir da colaboração de várias instituições acadêmicas da África, Europa e Estados Unidos, entre elas a Universidade de Barcelona, na qual trabalha Pedro Alonso, uma referência na luta contra a malária.
Estima-se que cerca de 600 mil pessoas – a maioria menores de cinco anos – morrem a cada ano na África por conta deste mal que é produzido pelo parasita Plasmodium falciparum, cujos vetores são diversas espécies do mosquito do gênero Anopheles.
De acordo com a multinacional, a OMS já indicou que pode recomendar a RTS,S no início de 2015 se a mesma receber um sinal verde da EMA.