Vai contratar seguro do carro? Veja o preço médio da apólice dos mais vendidos em junho

Vai contratar ou renovar seguro do carro e deseja saber se a cotação buscada está barata ou cara? A corretora on-line Minuto Seguros fez um estudo do preço médio das cotações dos veículos mais vendidos no Brasil em junho, o que pode ajudar você a comparar os valores. Os preços são de São Paulo.

O Renault Kwid Life 1.0 e o Fiat Mobi Easy 1.0 possuem o valor médio do seguro mais barato, enquanto o Jeep Compass Limited 2.0 e o Toyota Corolla Cross XR 2.0 têm o preço mais alto, e até assim estão entre os mais vendidos. A apólice de todos os modelos é mais barata para mulheres do que para homens.

Dos dez carros do ranking, nove ficaram com o preço do seguro bem mais caro para ambos os gêneros entre maio e o mês passado. O valor médio da apólice dos dez veículos no último mês foi de R$ 2.913 para os homens, 23,2% acima do registrado no mês anterior. Para as mulheres, o preço médio foi de R$ 2.559, aumento de 21,3%.

A pesquisa inclui os dez carros mais vendidos divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). As cotações foram pesquisadas em 15 seguradoras: Azul, Alfa, Aliro, Allianz, Bradesco, HDI, Itaú, Liberty, Sompo Seguros, Mapfre, Mitsui, Porto Seguro, Tokio Marine, Sulamerica e Zurich. O levantamento considerou como perfil de um condutor homem e uma condutora mulher, de 35 anos, ambos casados.

Em plataformas on-line de seguros como Minuto Seguros, Bidu, ComparaOnline e Thinkseg, consumidores conseguem comparar preços e contratar os produtos das principais seguradoras. Chamados de marketplaces de seguros, esses sites ajudam a escolher a apólice mais adequada ao perfil e às necessidades, evitando custos desnecessários relacionados a coberturas que não vai usar.

Além disso, consumidores podem contratar o seguro conforme sua necessidade de tempo de cobertura, que pode ser por minutos, horas, dias, mês, ou por trecho percorrido por um carro, por exemplo. Nesse tipo de apólice, o cliente aciona a cobertura quando considera que há risco ou desativa quando não há necessidade, chamado de liga-desliga. Vale a pena considerar também essa alternativa.