O Sistema Federação das Indústrias do Paraná, por meio do Sesi, em parceria com o Centro Internacional de Formação de Atores Locais para a América Latina (Cifal) e o Instituto das Nações Unidas para Treinamento e Pesquisa (Unitar), promove, nos dias 5 e 6 de novembro, o Fórum Transparência e Competitividade, em Curitiba. O evento acontece no Campus da Indústria, unidade do Sistema Fiep no Jardim Botânico.
A ideia do Fórum é debater como a corrupção pode se tornar um obstáculo para a economia e para o desenvolvimento do país, promovendo o intercâmbio de conhecimentos entre a iniciativa privada e os demais setores, apresentando os prejuízos que a corrupção traz para as empresas, as ferramentas que podem ser usadas e o papel das organizações no combate à corrupção.
O presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, explica que o objetivo é alertar a sociedade sobre a necessidade de se buscar soluções para a questão da corrupção e os efeitos que ela tem sobre o desenvolvimento de uma nação.
“Nos rankings que medem a facilidade para se fazer negócios em diferentes países, o Brasil sempre ocupa posições vergonhosas, incompatíveis com o fato de sermos uma das maiores economias do mundo. O excesso de burocracia e a corrupção disseminada nas mais diferentes esferas têm grande influência nesses resultados”, afirma Campagnolo.
“Como não existe corrupto sem corruptor, é preciso discutir não apenas a atuação do poder público, mas também o papel das empresas na prevenção e combate à corrupção”, acrescenta.
Com o tema “A corrupção não pode passar em branco”, o Fórum vai reunir empresários, representantes de entidades nacionais e internacionais que atuam no combate à corrupção e de órgãos públicos de fiscalização e controle. A grade principal da programação do Fórum será composta por quatro painéis de debates, que abordarão os seguintes assuntos: “Qual o impacto da corrupção e o papel das empresas?”, “Como posso proteger a minha empresa da corrupção?”, “Parcerias no combate à corrupção” e “Preparando um futuro com transparência”.