A Secretaria Municipal da Educação lança hoje o EduTecnologia, um novo projeto de formação continuada para profissionais da rede municipal de ensino. O projeto vai oferecer aperfeiçoamento para o uso de tecnologias, dentro e fora do ambiente de trabalho, para facilitar e ampliar as possibilidades profissionais.
O projeto EduTecnologia faz parte da tríade de projetos EduCultura, EduPesquisa, lançados no ano passado e voltados ao aperfeiçoamento dos profissionais nas áreas de cultura e pesquisa. Também contempla um dos aspectos previstos pelo Programa Conexão Educacional que é a formação continuada para o uso das tecnologias.
Participam do lançamento professores, educadores, gestores e pesquisadores em tecnologias e educação. Além de conhecerem as ações do projeto, o grupo discute formação continuada e recursos educacionais abertos, os REA, com a participação de especialistas na área.
O EduTecnologia vai oferecer cursos, oficinas, palestras a partir de abordagens sobre como tornar mais fácil o dia a dia das pessoas a partir da inserção de tecnológicas em ações cotidianas. Um dos destaques do projeto são as vídeoaulas curtas, ou pílulas de informação que os profissionais poderão acessar pela internet e que servirão para orientar como melhor aproveitar as tecnologias.
“A intenção é que, ao dominar as tecnologias, os profissionais possam adaptá-las ao trabalho em sala de aula e mesmo em atividades pessoais”, diz a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.
Para o lançamento do projeto foram produzidos quatro séries de vídeos que vão orientar o uso de várias ferramentas e recursos tecnológicos. Os primeiros temas apresentados serão redes sociais, instruções básicas de como incorporar o tablet em sala de aula, programas e softwares para edição de imagens, dispositivos móveis e aplicativos.
Os vídeos foram produzidos por uma equipe do Departamento de Tecnologia e Difusão Educacional. “São profissionais da rede produzindo materiais para serem compartilhados com seus pares”, diz Roberlayne.