A manutenção preventiva de veículos é primordial para garantir a segurança em ruas e estradas, já que uma simples lâmpada de sinalização queimada pode provocar graves acidentes. A verificação regular dos automóveis é uma das recomendações do movimento internacional Maio Amarelo, que durante todo o mês promove ações de conscientização a respeito dos cuidados no trânsito.
O alerta também é feito pelo Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná (Sindirepa-PR), já que a falta de manutenção é um dos sete principais motivos de colisões no Brasil, tanto em áreas urbanas quanto em rodovias, segundo os dados do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV).
“Os defeitos mecânicos configuram um fator de risco que pode ser evitado. Por isso, é essencial fazer revisões regulares em uma empresa de confiança”, ressalta o diretor do Sindirepa-PR, Evaldo Kosters. Segundo a entidade, os itens que exigem maior cautela e devem ser avaliados por especialistas são freios, pneus, sistema elétrico, suspensão, motor, câmbio, direção, escapamento e líquidos.
De acordo com o diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), Marcos Traad, uma das preocupações da autarquia nas ações de educação para o trânsito é criar nos condutores a cultura da manutenção preventiva dos veículos. “É preciso sensibilizar os proprietários de que a manutenção periódica pode evitar acidentes. Ela deve ser feita regularmente, não só antes das férias ou, pior, depois que os acidentes já aconteceram”, explica.