Vestido com “taxem os ricos”, referência à escravidão e mais: moda política foi destaque no Met Gala 2021

A cidade de Nova York, nos Estados Unidos, voltou a ter um evento de moda na segunda-feira (13) e reuniu centenas de celebridades no tapete vermelho do Met Gala 2021. Com o tema In America: A Lexicon of Fashion (Na América: Um Léxico da Moda, em tradução livre), que buscava celebrar a moda norte-americana, o evento contou com diversos posicionamentos e manifestações políticos e sociais através das roupas dos convidados.

“Taxem os ricos”

Para o evento, a congressista norte-americana Alexandria Ocasio-Cortez optou por um vestido branco ombro a ombro. O detalhe especial ficou por conta das costas da peça, onde lia-se a mensagem “taxem os ricos”, em inglês, fazendo um protesto pela taxação de grandes fortunas. A imagem foi uma das mais repercutidas do evento nas redes sociais.

Referência à escravidão

O ator Jeremy Pope, conhecido por interpretar o personagem Archie na série Hollywood, escolheu um modelo que faz referência aos trajes usados por escravos enquanto trabalhavam nas plantações de algodão dos Estados Unidos.

Mensagem feminista

Já a modelo Cara Delevingne exibiu um look com os dizeres “peg the patriarchy” – algo como “botar no r* do patriarcado”, deixando claro seu posicionamento feminista.

Visibilidade racial

O piloto britânico sete vezes campeão mundial da Fórmula 1 Lewis Hamilton, atento às questões raciais, comprou uma mesa inteira do evento e convidou estilistas negros com o objetivo de enaltecer seus talentos na moda. O investimento feito pelo atleta para valorizar os profissionais foi cerca de US$ 275 mil.

 — Para mim, essa noite é especial e eu sou anfitrião em uma mesa… Eu trouxe quatro designers negros, que são incríveis e talentosos. Vamos exaltar beleza, excelência e talento —  explicou o atleta em uma live transmitida pela Vogue norte-americana.

“In Gay We Trust”

A jogadora de futebol Megan Rapinoe usou um look com as cores da bandeira dos Estados Unidos e carregou uma bolsa com a mensagem “In gay we trust” (“em gays confiamos”, em tradução livre), ressignificando o lema nacional “In God we trust” (“em Deus confiamos”).