No ranking de fevereiro da Fenabrave, Renegade fica de fora do top 10 e Onix, à frente do rival HB20, já é vice-líder entre os mais vendidos
O mês de fevereiro apresentou novidades no ranking dos carros mais vendidos, divulgado pela Fenabrave, associação que reúne os concessionários do País. A liderança continua com a picape Fiat Strada, mas o Chevrolet Onix, que teve um ano difícil em 2021 por causa da crise dos semicondutores, começa 2022 com todo o gás. O hatch compacto da gravata dourada já aparece à frente do Hyundai HB20, que foi o automóvel mais emplacado do ano passado.
Entre os SUVs, a novidade é o retorno do Volkswagen T-Cross ao topo das vendas. O modelo feito em São José dos Pinhais (PR) superou os 5.000 emplacamentos e aparece à frente de Jeep Compass e Hyundai Creta. Respectivamente, os rivais somaram 4.503 e 4.163 unidades vendidas no período.
Assim, quem despencou foi o Jeep Renegade, que ficou de fora do top 10 (confira lista abaixo), de acordo com os números da Fenabrave. No entanto, vale pontuar que o SUV compacto ganhou a linha 2022 no último mês – com novo motor turbo e facelift. Isso, portanto, impactou na produção, que deverá se normalizar ainda este mês.
Já o SUV Fiat Pulse – que vendeu 9.000 unidades logo de cara, na época do lançamento – ainda não conseguiu entregar tudo o que se esperava. Em fevereiro, foi o 6º mais vendido da categoria, atrás, por exemplo, do arquirrival Volkswagen Nivus.
Entre os novatos, destaque para o novo Honda City sedã, que começa a aparecer no ranking. Foi o 16º modelo mais emplacado, com um total de 2.326 vendas no segundo mês do ano.
Gol fora do “top 10” e Kwid sobe
Mesmo com uma lista de SUVs um pouco mais enxuta no top 10 (já chegou a ter 50%), modelos “populares” como o Volkswagen Gol não resistiram e deixaram o topo do ranking. Nesse sentido, quem retomou o fôlego foi o Renault Kwid. Com visual e motor renovados, o hatch aparece em 8º lugar do ranking de fevereiro, com 4.262 emplacamentos.
Por fim, quem também saiu da lista foi a Fiat Toro. A picape baixou um pouco a popularidade aos olhos do brasileiro no mês passado. Não passou dos 3.178 emplacamentos. Isso evidencia que 2021 está, mesmo, cheio de altos e baixos.
Otimismo em março
A retomada gradativa da produção fez as vendas de automóveis e comerciais leves aumentarem 3% em fevereiro, na comparação com janeiro. Entretanto, os dados mostram drástica queda no acumulado do ano em relação ao início de 2021. O recuo é de 26,2%.
Mesmo com 19 dias úteis, o mercado teve mais de 120 mil unidades comercializadas em fevereiro. Em janeiro, foram 116 mil automóveis e comerciais leves entregues. De acordo com o presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Jr., o mercado continua aquecido, apesar das dificuldades, como a alta dos juros e a maior seletividade no crédito.
Ainda assim, a entidade acredita que a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) deverá ajudar o mercado. “Acreditamos que, com a diminuição do IPI, o mercado de veículos poderá ser favorecido, principalmente, para as marcas que mantiverem os preços dos produtos inalterados, conforme tabela do início de fevereiro, e também aplicarem a redução da alíquota do IPI”, pontua Andreta Jr.
Vale recordar que o Decreto Federal nº 10.979, anunciado pelo Ministério da Economia na sexta-feira (25) reduziu a alíquota do IPI para veículos 0-km entre 18,5% e 25%. A Fenabrave, por fim, vem pleiteando, junto à Receita Federal, a redução do IPI para os veículos que se encontram no estoque das concessionárias. Atualmente, as cerca de 83 mil unidades têm duração estimada de 19 dias.