O projeto da Socicam prevê que as pistas para pousos e decolagens dos eVTOLs sejam construídas nos terminais de ônibus já existentes – como o do Tietê, por exemplo
Você conseguem imaginar carros voadores decolando e pousando no Terminal Tietê, em São Paulo? Ou em qualquer outro terminal do Brasil? Essa realidade pode estar mais próxima do que muitos imaginam. A Embraer, por meio de sua empresa de mobilidade aérea urbana Eve, pediu recentemente para a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) certificação de seu eVTOL (veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). Diante disso, a Socicam, empresa que administra terminais rodoviários e aeroportos no Brasil, lançou seu projeto de terminal para os veículos voadores.
Desenvolvido em parceria com a Intertechne, o projeto é um Hub de Mobilidade que abrange diferentes tipos de transporte (além dos veículos voadores, entrariam aí ônibus, carros e bicicletas) e é integrado a outras empresas, como hotéis, centros de eventos, academias e clinicas médicas.
Segundo Wanderley Galhiego Jr, diretor de inovação e novos negócios da Socicam, a ideia é construir a pista nos terminais rodoviários já existentes, para que essa nova modalidade de transporte já fique integrada aos outros modais. “A pista ficaria em um piso superior dos terminais. Seria uma espécie de heliponto, com espaço para manobra, recarga e manutenção desses veículos elétricos”, afirma.
Cada pista terá capacidade para 6 eVTOLs, considerando as posições de embarque, desembarque e espera. “Serão necessárias também torres de controle para os terminais, que também podem ficar a cargo da Socicam”, acrescenta Galhiego Jr.
Antes de definir os próximos passos, a empresa irá esperar as definições da Anac sobre regulação do eVTOL, rotas e espaço aéreo. A ideia é fazer um projeto piloto em uma capital, provavelmente São Paulo. “Vamos estudar o melhor local para implementar o primeiro piloto, mas imaginamos que pode ser em uma área anexa a algum terminal já existente”, diz o diretor da Socicam.
A companhia acredita que, até 2027, os terminais já estarão funcionando no Brasil. Não foram revelados os custos para a construção e manutenção de toda a infraestrutura.