Nesta terça-feira (25), Dia Nacional do Trânsito, as crianças das duas unidades da Escola Atuação participaram de uma atividade diferente sobre Educação no trânsito. Uma mãe entrou na escola com seu carro para conversar e mostrar aos alunos a importância da utilização da cadeirinha, sempre e em qualquer circunstância.
A ação está dentro das atividades da Semana do Trânsito, programada no projeto “A tua ação positiva no trânsito”, desenvolvida com os alunos do Jardim II da escola. As próprias crianças conduziram as atividades junto com as professoras, distribuindo panfletos feitos por eles mesmos, para conscientizar sobre o Dia Nacional do Trânsito.
Para a psicopedagoga e diretora da escola, Esther Cristina Pereira, é uma atividade que ultrapassa os muros da escola e leva os ensinamentos para o dia a dia. “Para muitas crianças a cadeirinha é um ‘pesadelo’ porque as deixa presas no carro, mas com a ‘figura’ da professora explicando sobre as necessidades e vantagens, elas ouvem melhor, assimilam e repassam o que aprenderam, deixando a situação mais fácil para as famílias”, avalia.
Cristiane Haviaras Ferreira, mãe voluntária que apresentou os diferentes tipos de cadeirinha para as crianças, avalia que é uma iniciativa muito interessante da escola e que facilita o dia a dia de todos, além de provocar uma reflexão nos pequenos. “Acho importante ensinar as crianças desde cedo, para que tenhamos um trânsito melhor no futuro”, diz Cristiane.
Na Atuação, durante todo o ano, há um grupo de alunos que são responsáveis por ações que valorizam a importância dos cuidados no trânsito, mobilizam as famílias e conscientizam as pessoas da escola e da comunidade. “É um trabalho que possibilita a troca de experiências e vivências das nossas equipes e dos alunos, além de interagir com a comunidade e promover o pensamento crítico e convivência com empatia, solidariedade e gentileza, pilares que estamos seguindo em 2018”, completa Esther.