Alerta: número de cirurgias bariátricas cresce 20% ao ano no Brasil

O Brasil é um país cada vez mais obeso. Fator de risco para a saúde e porta de entrada para diversas doenças, a obesidade atinge 30 milhões de brasileiros, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Se incluir a população com sobrepeso, esse número sobe para 95 milhões. Para algumas situações, nas quais a perda de peso torna-se uma batalha, a cirurgia bariátrica aparece como uma solução.
Nos últimos anos, a procura por esse procedimento tem sido crescente. Em 2012, foram realizadas 72 mil cirurgias no Brasil, 12 mil a mais que no ano anterior, conforme dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM). A título de comparação, há 10 anos o número de cirurgias realizadas no país era de 16 mil.
Para atender da melhor forma essa constante demanda, que cresce, em média, 20% ao ano, o Hospital VITA Batel conquistou o reconhecimento como Centro de Excelência em Cirurgia Bariátrica e Metabólica pela Surgical Review Corporation (SRC). A instituição norte-americana, que tem parceria com a SBCBM, é a mais importante entidade no mundo para qualificação de centros cirúrgicos. O VITA Batel é o primeiro hospital do Paraná a obter a certificação internacional, destinada às unidades hospitalares cujas práticas são consideradas modelos de qualidade e segurança oferecidos ao paciente bariátrico.
Para Rodrigo Fontan, cirurgião do aparelho digestivo, o reconhecimento demonstra o compromisso da instituição em prestar serviços qualificados. “Isso se deve, em primeiro lugar, à estrutura hospitalar adequada, aos profissionais treinados e habituados aos pacientes obesos.