* Por Denise Barbosa
Não é novidade que cada cor expressa algo diferente e desperta sentimentos. Pela sua carga emocional, as cores são um importante elemento de expressão da personalidade, do humor, de intenções e faz parte da escolha do vocabulário para se comunicar com o mundo. As cores podem influenciar sua autoestima e colorir aqueles dias que “precisamos de um empurrãozinho”.
A técnica da Colorimetria Pessoal (estudo da percepção do efeito das cores em nossa pele), não tem o objetivo de ser uma ditadura sobre suas preferências, definindo o que pode ou não. O objetivo, é descobrir quais são as cores que harmonizam melhor com sua beleza natural, e para isso, a análise deve ser mais profunda. Em resumo, a intenção da técnica, juntamente com a experiência da profissional, é identificar como a intensidade, saturação, temperatura das cores contrastam e iluminam seu rosto, expressões e potencializam sua imagem pessoal.
Escolhas assertivas.
Investir em ter sua cartela de cores é poder se orientar na compra e uso de roupas, acessórios, tintura de cabelo, maquiagem, etc, que melhor harmonizam com suas características naturais, evitando a clássica situação de investir em itens que, após a compra, magicamente são deixados no armário ou gavetas.
Aprender a usar as cores a seu favor, também pode ajudar a aperfeiçoar seu guarda roupa, compondo com equilíbrio entre peças neutras, estampadas e cores vibrantes. Aqui já vai uma dica, independente do seu estilo ou tom de pele, mantenha em seu armário cores neutras como preto, branco, cinza e bege. Estas são cores-coringas que no dia a dia facilitam as combinações e nos poupam tempo em escolher o look.
Cartelas de coloração pessoal:
São 12 cartelas pessoais com características distintas e muitas possibilidades:
Inverno Verdadeiro (Puro ou Frio): cores frias, vivas, fortes e coloridas. Uma beleza forte e marcante.
Verão Verdadeiro (Puro ou Frio): cores frias, claras, leves e frescas. Forte influência de rosados mais suaves e elegantes.
Primavera Verdadeira (Pura ou Quente): cores quentes, alegres, luminosas, claras e com influência do amarelo. Gosto de falar que essas pessoas tem uma beleza solar!
Outono Verdadeiro (Puro ou Quente): cores quentes, terrosas e intensas, com influência do vermelho.
Outono Profundo: cores quentes, profundas e vibrantes. Tons terrosos mais profundos que os da cartela outono verdadeiro. Aqui as cores são um pouco mais intensas e escuras.
Inverno Profundo: cores frias, profundas, com bastante influência do azul e do rosa. Aqui as cores são mais intensas e escuras que na cartela inverno puro.
Verão Claro: cores claras, luminosas, alegres, aveludadas e elegantes. É uma cartela de tendência fria.
Primavera Clara: aqui as cores são mais quentes, mas também claras e luminosas, com bastante frescor.
Outono Suave: as cores aqui são terrosas e quentes, porém mais suaves e com menos saturação. São cores mais naturais, calmas e elegantes.
Verão Suave: é uma cartela com muita influência de cinza. As cores são mais esmaecidas como se tivessem uma película acinzentada. Aqui as cores são mais frias, suaves, foscas, opacas e aveludadas. É uma cartela de uma elegância bastante delicada e refinada.
Primavera Intensa/Brilhante: cores intensas, com bastante brilho (algumas chegam ao neon) e influência de cores vibrantes como turquesa e verdes.
Inverno Intenso/Brilhante: nessa cartela as cores também são intensas e vivas, mas têm um aspecto um pouco mais fechado que traz uma elegância com mais força. Influência do azul e rosa em tons mais limpos e vibrantes.
DENISE BARBOSA é especialista em desenvolvimento humano e organizacional, e performance profissional. Faz mentoria e design de carreira e é consultora de projetos estratégicos de RH.
SERVIÇO:
DB DESENVOLVIMENTO
HTTPS://WWW.DENISEBARBOSA.COM.BR/
INSTAGRAM: @DB_DESENVOLVIMENTO
FACEBOOK: /DENISEBARBOSA.COM.BR/