*Por Denise Barbosa
A qualidade do feedback diz muito sobre a cultura da empresa, pois é um
poderoso momento de construção de relacionamento que, quando bem
feito, desenvolve a confiança mútua e constrói uma comunidade.
Existem alguns tipos de feedback cuja eficácia está baseada em uma
cultura do diálogo. Por sinal, se você vem utilizando o feedback
somente para as revisões anuais/semestrais sem práticas contínuas e
somente o gestor se posiciona: Recomendo parar! Com certeza é uma
situação desconfortável tanto para o líder como para o liderado.
Existem alguns tipos de feedbacks que podem ser aprendidos e
estimulados:
1. O feedback de direção: tem o objetivo de (re)orientar sobre o que
fazer ou priorizar, considerando a perspectiva do liderado, despertando
o comprometimento por meio do entendimento do porquê e impacto das
prioridades.
2. O feedback de atribuição: descreve ações/atribuições conectando
com suas qualidades: “Você se comunica com naturalidade, por esta
razão o seu papel no projeto será…”
3. O feedback de comportamento e impacto: este deve ser pontual e
objetivo e está conectado com o esclarecimento do impacto de uma
atitude: “Percebo que em reuniões você interrompe as pessoas, desta
forma elas deixarão de cooperar com você. Como posso ajudá-lo para
realinhar este comportamento?” Da mesma forma com uma perspectiva
positiva: “Percebo que em reuniões você estimula as pessoas a
colaborar com suas opiniões, desta forma elas se sentirão confiantes
em participar cada vez mais. Continue assim!”
4. O feedback de desempenho: é importante nas avaliações de
desempenho, porque pode lançar luz sobre algo que o colaborador nunca
soube ou pensou. É o momento para abordar sobre o porquê os
comportamentos estão funcionando ou não pelos aspectos de resultados e
desenvolvimento. Exemplo: o time não conseguiu entregar resultados pela
ausência de priorização e orientação. Como pensa que este ponto
pode ser melhorado?
5. O feedback entre pares: pode assumir a forma de opiniões,
sugestões, correções e ideias. Pode ser dado falado ou escrito e é
uma oportunidade de aprendizagem uns com os outros.
Ensine seus líderes e liderados a construir uma atmosfera de
confiança, a qual um feedback regular e bem estruturado é o meio para
manter conversas eficazes sobre talentos, progresso e desenvolvimento.
*DENISE BARBOSA É ESPECIALISTA EM DESENVOLVIMENTO HUMANO E
ORGANIZACIONAL E PERFORMANCE PROFISSIONAL, FAZ MENTORIA E DESIGN DE
CARREIRA E É CONSULTORA DE PROJETOS ESTRATÉGICOS DE RH.
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