Com a aprovação da PEC das Domésticas (PEC 66/2012), em abril deste ano, houve uma tremenda reviravolta dentro dos lares da população pertencente à classe média e início de uma nova cultura quando se trata de limpeza. Isso porque ficou muito mais caro manter uma empregada doméstica dentro de casa, pois agora elas têm direito a carteira assinada, FGTS, seguro desemprego, auxílio creche, entre outros benefícios.
As mudanças na lei assustaram boa parte da população, pois os empregadores terão que pagar cerca de 20% a mais do salário que as empregadas recebiam. Esse custo extra fez muita gente abrir mão de ter uma empregada em casa. A consequência foi a demissão de cerca de um milhão de domésticas em todo o país só na primeira semana de vigência da PEC.
Por outro lado, a procura nas lavanderias disparou. Segundo José Carlos Larocca, presidente do Sindilav (Sindicato Intermunicipal de Lavanderias no Estado de São Paulo), já é possível sentir uma mudança na cultura do brasileiro que encontrou nas lavanderias uma solução para lavar as roupas, especialmente as que exigem um serviço de passadoria, como camisas e vestidos. O comportamento do consumidor tende a modificar, pois muitas lavanderias já estão sendo consultadas sobre preços e pacotes especiais.
De acordo com Driano Marsili, franqueado da lavanderia Premium Lavasecco em Curitiba, a tendência é que tudo se torne mais prático. “Não só a PEC das Domésticas está mexendo com a cultura da utilização das lavanderias, mas também o conceito das construtoras que estão construindo apartamentos com áreas de serviço cada vez menores, impossibilitando um adequado tratamento das roupas em casa”, explica.
O empresário avalia esse momento de oportunidades de modo positivo. “Com certeza o mercado de lavanderias promete expandir, mas não acredito em uma saturação geral desses serviços. O que pode saturar é o segmento de lavanderias que não investe pesado no aperfeiçoamento constante do atendimento ao cliente e também em tecnologia”, justifica.
O resultado mensurável das consequências da PEC das Domésticas deve vir nos próximos meses, porém, como a Lavasecco, outras lavanderias também sentem o aumento da frequência do consumidor, o qual passa a levar agora não somente peças especiais para lavar, mas também roupas do dia a dia, malas, tênis, ursinhos de pelúcia, cortinas e tapetes.