Durante o inverno, os casacos de lã são peças super úteis. Como a moda apresenta uma enorme variedade de modelos e cores, às vezes é difícil eleger uma peça.
Para ajudar na escolha, a consultora de moda e imagem Fabíola Monteiro explica que é importante prestar atenção no seu tipo físico e perceber que certas características do casaco podem ou não favorecer o biótipo. “As baixinhas devem dar preferência aos comprimentos mais curtos ou um pouco acima dos joelhos. Evite um grande contraste de cores entre o casaco e a parte de baixo (calça, saia) para não achatar a silhueta”, revela.
Para as cheinhas, Fabíola aconselha as cores escuras, que favorecem. Casacos com abotoação simples (no meio) e botões não muito chamativos são os mais indicados. Evite bolsos grandes,lapelas/golas muito largas e pregas. “Se o volume for maior na parte superior do corpo, fuja de detalhes nos ombros. Os modelos com comprimento abaixo dos quadris normalmente são os melhores”, analisa a consultora.
Já quem é bem magrinha e quer criar um pouco de volume, a dica da consultora é abusar das cores claras ou chamativas, modelagens mais amplas e outros detalhes como pregas, peles e bolsos. Outro detalhe importante é pensar com o que você pretende usar seu casaco: com uma blusa mais fina ou mais grossa, por exemplo, antes de decidir qual casaco comprar.