Uma equipe científica alemã liderada pelo bioquímico espanhol Luis Gómez desenvolveu um método para a detecção precoce do risco de câncer de cólon através de uma análise de sangue e evitando a colonoscopia.
Segundo informou a empresa Indago, que trabalhou neste estudo em parceria com a Universidade de Leipzig (Alemanha), o procedimento é a “primeira possibilidade real de detectar de maneira efetiva os candidatos de alto risco” de desenvolver o câncer de cólon sem recorrer a endoscopia.
O método facilita a detecção de pólipos pré-cancerígenos em 72,4% dos casos. Diversos estudos prévios demonstraram que a detecção e remoção desses pólipos reduz drasticamente o risco de desenvolver câncer de cólon.
De acordo com seus descobridores este sistema evitará em muitos casos o uso de “técnicas invasivas” como a colonoscopia, e permitirá que só os candidatos com mais risco de desenvolver a doença sejam encaminhados à endoscopia. Deste modo, além de prevenir mais facilmente o câncer de cólon, os custos para os sistemas de saúde vão ser evitados por meio de campanhas de endoscopia.