As concessionárias de veículos da Grande Curitiba estarão abertas neste domingo, dia 24 de março, segundo calendário firmado em acordo entre o Sincodiv-PR (Sindicados das Concessionárias e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) e o Sindicom (Sindicato dos Empregados no Comércio de Curitiba e Região Metropolitana). Será o primeiro domingo que as concessionárias de veículos estão abrindo em 2013.
De acordo com Luís Antônio Sebben, presidente do Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) e diretor-geral da Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná), durante a semana que antecede a Páscoa deve haver uma procura maior nas concessionárias pelo consumidor com o intuito de aproveitar a redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados) antes do aumento. “Essa será uma excelente oportunidade de negócios para o consumidor, já que o IPI com desconto maior termina no dia 31 de março”, diz.
A cobrança da alíquota do IPI para carros de até mil cilindradas passará de 2% (até 31 de março) para 3,5% de abril a junho. Para os carros com motores flex de mil a 2 mil cilindradas, a alíquota deixará de ser 7% e passará para 9% a partir de abril. Já os automóveis com essa potência movidos a gasolina passará de 8% para 10% em abril. Para os comerciais leves, a alíquota de IPI, que antes era de 2%, ficará em 3% em abril. O setor de caminhões tem alíquota zero de forma definitiva.
O gestor acrescenta que, além dos descontos, o consumidor irá encontrar taxas e juros bastante atrativos. “Como a economia está estável e otimista, o crédito está mais facilitado que em meses anteriores, o que garante o fechamento do negócio com maior rapidez”, afirma Sebben.