Correr para fazer o bem só faz bem

Exatamente 7h30 da manhã de domingo 1.400 atletas iniciaram a Corrida Unidos pela Vida, em prol das crianças do Hospital Pequeno Príncipe. Nem o frio nem a garoa fina desanimou os competidores, que largaram para os cinco e dez quilômetros da frente do estádio Dorival de Brito embalados pelo bucólico barulho do trem que partia rumo a Paranaguá.
“Um percurso relativamente plano tornou a prova um pouco mais fácil”, salientou Henrique Ártico, que portava o número 775 e foi o primeiro a cruzar a linha de chegada dos 5km, cravado em 15m50s. “Por dois segundos não bati meu recorde”, desabafou o atleta, que pratica corrida há quatro anos. Alan David de Lima foi o segundo colocado com 16m23 e Christiano Przydimvisk o terceiro, cruzando a linha de chegada 15 segundos depois. Na mesma categoria no feminino venceu Jaqueline Tadokoro, seguida de Giovana Nascimento e Sonia de Lima Leska.
Na disputa mais acirrada, dos 10km, os dois primeiros colocados chegaram dentro da casa dos 32 minutos. Que levou a melhor foi Diogo da Silva, em segundo ficou Marcos Capistrano e em terceiro Ernani Mendes Arifa. Apesar de ter parado os treinos por um ano, Silva achou a prova tranqüila e fez questão de avisar os adversários, “estou voltando”. No feminino zero de zebra. Como tem acontecido em todas as última provas em Curitiba, venceu a atleta Priscilla Gonçalves, que atravessa ótima fase e chegou dois minutos e vinte segundos antes de Simone Aparecida da Silva. Fechou o pódio, na terceira colocação Carla Edila Santos.
Para o Coordenador de Novos Projetos do Pequeno Príncipe, Felipe Carvalho, “é essencial engajar a comunidade em causas que ajudem a saúde infantil. Essa parceria com a Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte, que organiza a prova, sempre deu 100% certo, é um ‘case’ de sucesso”. Ao final do evento Carvalho entregou uma placa de Amigos do Complexo Pequeno Príncipe ao presidente da Associação Procorrer, Tadeu Natálio, que enfatizou que há 15 anos a entidade colabora com o hospital, que atende 341.000 crianças por ano, mais de 70% delas carentes. “Lembro até de um momento especial, em 2009 doamos uma Kombi ao hospital, via a tradicional Corrida do Tingui, finalizou Natálio.
O foco da Associação Procorrer de Incentivo ao Esporte agora muda de cidade em maio. Segue até Foz do Iguaçu, onde a entidade realiza a 7ª edição da Meia Maratona das Cataratas, com transmissão ao vivo da Rede Globo.