Criança em Foco inaugura espaço de educação e desenvolvimento infantil

Com 13 anos de existência, sendo 11 em Curitiba, o Criança em Foco é referência nos serviços de desenvolvimento infantil e de prevenção a riscos de saúde mental infantil. Mas sempre há possibilidade de ficar ainda melhor. No próximo mês de agosto, em novo endereço, o Criança em Foco vai ampliar suas atividades do Espaço de Desenvolvimento e inaugurar o Espaço de Educação Infantil. Dentre as novidades está a inclusão do serviço de berçário para crianças de zero a três anos com a qualidade, metodologia e carinho característicos da empresa.
A iniciativa da ampliação aconteceu após a compreensão das necessidades das famílias que frequentam o espaço semanalmente. Muitos pais não possuem condições de oferecer dedicação exclusiva aos filhos e precisam buscar auxílio nas figuras de cuidadores, avós ou em berçários. A partir de agora, estes pais terão a opção de deixar seus filhos com flexibilidade de horários no Espaço de Desenvolvimento e Educação Infantil Criança em Foco, empresa em que já confiam.
As crianças terão contato gradativo com uma metodologia de cuidado diferenciada – denominada “1,2,3 e Já”-, transparente, inclusiva, que permite o olhar e atenção individualizados a cada criança e sua família e uma abordagem pedagógica voltada para ser um espaço de transição entre a casa e a escola, o que favorece uma unidade de linguagem com a família. A proposta pedagógica terá espaço para a formação de valores, a constituição da criança como sujeito, as relações sociais e as questões de formação de apego, vínculo, segurança e afeto. Esta metodologia foi desenvolvida pela psicóloga Fernanda Roche, idealizadora do projeto, especialista em Educação Infantil e Mestre em Saúde Mental Infantil pelo Tavistock Centre – University of East London (Reino Unido).
Roche explica como a metodologia será aplicada no novo espaço. “Consideramos a educação para o cuidado de forma mais ampla. Ou seja, incluir o cuidado com a natureza (sustentabilidade), com a saúde (alimentação saudável), com o outro, com os menores e mais velhos (projetos pedagógicos relacionados a irmãos e respeito aos idosos), cuidado com a comunicação e relacionamentos (projetos pedagógicos relacionados a habilidades sociais), cuidado com as coisas (projetos de reciclagem e troca/doação de brinquedos) e finalmente, cuidado com a ética e a transparência (representado pelo livre acesso das famílias a algumas atividades e ao dia-a-dia de nosso berçário). É preciso oferecer aos pais e às suas crianças, desde cedo, o modelo de educação em que acreditamos, com o espaço escolar sendo a extensão das suas casas”, afirmou a psicóloga.