28.5 C
Curitiba
terça-feira, 26, novembro 2024
Home Gastronomia & Turismo Dia da Gastronomia Mineira é celebrado online a partir desta segunda (5)

Dia da Gastronomia Mineira é celebrado online a partir desta segunda (5)

Celebrando o Dia da Gastronomia Mineira (5 de julho) em homenagem ao nascimento do escritor Eduardo Frieiro, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, fundador da Biblioteca Luiz de Bessa e autor do livro “Angu, Feijão e Couve” (1966), Belo Horizonte vai receber uma série ações festivas na capital ao longo de todo o mês, como  lives, palestras, cozinhas-show, engajamento de mercados, bares e restaurantes até o dia 31 de julho.

A Semana da Gastronomia Mineira, realizada pelo projeto Encontros Criativos da Gastronomia de Belo Horizonte e pelo chef Edson Puiati, tem como objetivo valorizar a história e os valores da culinária do nosso estado, fortalecendo o título de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco.

O evento que era 100% presencial precisou ser readequado para o modelo virtual. Nesta 7ª edição, trará o conceito de combate ao desperdício de alimentos e a alimentação saudável. O evento acontece entre os dias 5 de julho e 6 de agosto. A programação completa está disponível no Facebook e pelo Instagram.

Esta edição irá tratar dos alimentos do campo à mesa, considerando seus aspectos culturais e étnicos. Chefs renomados irão conversar com convidados do Estado inteiro. “Temos muito a aprender. Com influências indígenas, africanas e portuguesa, a gastronomia mineira tem história e tradições culturais e sua riqueza é imensurável e, tudo isso, é preciso ser levado à mesa”, enfatiza o chef Edson Puiati, um dos realizadores da Semana da Gastronomia Mineira.

A abertura, programada para esta segunda-feira (5) será com a chef Juliana Duarte, historiadora, proprietária do restaurante Santo Antônio, com o chef Felipe Rameh.

Veja a programação virtual completa das oficinas:

16/7, às 19h15: Drinks sustentáveis, com o mixologista Victor Quaranta;

23/7, às 19h15: Sopa julina sustentável, com a chef Valdelícia;

30/7, às 19h15: Linguine ao pesto de beldroega, com o chef Edson Puiati;

6/8, às 19h15: Broinha de fubá com queijo do Serro, com Renato Pires, professor da UNA.

Mercado Novo

Já o Mercado Novo organizará uma ação conjunta com 26 estabelecimentos, que estão criando receitas para comemorar o Dia da Gastronomia Mineira e a designação de Belo Horizonte como Cidade Criativa da Gastronomia. Eles divulgarão suas ações pelo perfil @ovelhomercadonovo. São eles: Moscata Empada, Charcutaria Tapera, Rapa do Tacho, Painço, Ortiz, A Pão de Queijaria, Nômade, Vó Anna, Borandá, O Andarilho, Fubá, Rotisseria, De Birra, Rei da Estufa, Massa Mercado, Leopoldina Pizza, Carimbó, Sandro Cozinheiro, Guarapari, Bento Bolinhos, Alento, Forno da Saudade, Terras Altas, Vermelhão e Lamparina Cachaçaria. A ação acontecerá do dia 5 ao 31 de julho.

Lives

Para comemorar a data, o Senac realizará uma live com o tema “Os Sabores da gastronomia mineira: tempere sua carreira com possibilidades”. “A ideia é realizar um bate-papo descontraído sobre nossa cultura mineira, dizer das possibilidades que temos, falar também dos nossos temperos e pratos emblemáticos, como o fígado com o jiló, a moela. Queremos enaltecer a nossa cozinha mineira”, explica Adriano Vilhena, que conduzirá a live juntamente com Marcus Vinícius Monteiro, também professor da Faculdade de Gastronomia do Senac. A live gratuita será transmitida pelo Instagram do Senac, nesta segunda-feira, às 15h. Haverá tradução simultânea em Libras.

Plataforma Cumbucca divulgará durante todo mês de julho histórias, receitas e produtos locais. No dia 5 de julho, às 15h, será exibido um vídeo do chef Flávio Trombino (Restaurante Xapuri), que herdou os saberes de sua mãe, Dona Nelsa, sobre a produção de doces no tacho.

A Frente da Gastronomia Mineira (FGM) irá realizar um encontro especial de comemoração, no dia 5 de julho, às 15h, e exibirá o curta-metragem “A dona do Tacho”, que retrata a vida da Dona Nelsa Trombino, cozinheira e fundadora do Restaurante Xapuri, filha de imigrantes italianos que dedicou a vida a divulgar a comida típica de Minas Gerais pelo link.