Feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, favas secas e outras leguminosas são destaque no mundo todo a ponto de serem celebradas com um dia só para elas. Desde 2016, a Organização das Nações Unidas classificou as sementes como Pulses e o Instituto Brasileiro do Feijão (Ibrafe) passou a aderir à ideia de celebrar essa fonte de vitamina como já é feito em vários outros países e Curitiba entra no roteiro. De 6 a 9 de fevereiro recebe o Dia Global dos Pulses e celebra o primeiro Dia Mundial do Feijão. O evento é organizado pelo Ibrafe, tem apoio da Prefeitura de Curitiba através da SMAB – Secretaria Municipal de Abastecimento. Um dos lugares que será palco para a celebração é o Mercado Municipal de Curitiba, que abriu as portas para o encontro através da Ascesme – Associação dos Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba.
Palestras, oficinas gastronômicas e exposição de pulses fazem parte da programação. No dia 06, às 11h, a vice-presidente do Ibrafe, Valéria Lüders, vai falar sobre a importância dos pulses. Também haverá exposição de grãos e uma aula-show de gastronomia com o chefe de cozinha Reinhard Pfeiffer. A receita é um Brownie de Feijão servido com sorvete. No sábado, dia 9, também a partir das 11h, acontece mais uma sessão da palestra e a receita do dia é com pulses germinados a cargo do chefe André Pionteke.
A participação é gratuita. Basta chegar e aproveitar. Lembrando que o Dia Global dos Pulses é comemorado no dia 10 de fevereiro através da Confederação Global de Pulses. Neste dia, busca-se o estímulo ao consumo de pulses. Então todos podem participar preparando os grãos em casa ou consumindo em outros espaços. Se postar nas redes pode usar as hashtags #WordPulsesDay, #lovePulses #amofeijao.
Curiosidades
Só em 2016, primeiro ano do Dia Global dos Pulses, foram realizados 141 eventos em 36 países, envolvendo cerca de 21 milhões de pessoas.
O Brasil produz três milhões de toneladas de feijão e também consome essa quantidade. Para o Ibrafe é importante aumentar esses números.
Em partes da África e do Oriente Médio, muitos tipos de feijão são consumidos no café da manhã. No leste da Ásia o feijão Azuki é um ingrediente popular para fazer doces e até sorvete. O grão de bico torrado e temperado é um lanche popular na Índia. O feijão, juntamente com o milho, constitui a base da alimentação das civilizações Incas, Maias e Astecas. Lentilha, trigo e cevada são amplamente utilizados pelos povos do mediterrâneo.
Algumas sugestões de uso dos Pulses
Lentilha: pode ser a estrela em saladas, sopas, sopas, arroz e até servida como molho sobre massas.
Grão de bico: refogado, purê, massa para croquetes e bolos, em sopas e até farinha para preparo de pães.
Ervilha: consumida cozida, em saladas, recheios, sopas e outras preparações.
Feijão: pode ser utilizado como acompanhamento ou em preparações como sopa, salada, feijoada, acarajé, feijão tropeiro, baião de dois.
Serviço
O que: Dia Global dos Pulses e Dia Mundial do Feijão
Onde: Mercado Municipal de Curitiba
Quando: dias 06 e 09 de fevereiro a partir das 11h
Quanto: gratuito
Crédito de fotos: Divulgação