As 33 unidades do Sistema Penitenciário do Paraná, administrado pela Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, já receberam 2.828 presos em 2014. Foram transferidos 2.739 detentos oriundos de carceragens de delegacias e distritos policiais da Polícia Civil de todo o Paraná e 89 presos da Superintendência da Polícia Federal no Estado.
O maior número de transferência é de presos de carceragens de delegacias e distritos policiais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. Com os 20 presos transferidos nesta quarta-feira (09) para a Casa de Custódia de Piraquara, já são 1.387 detentos dessa região absorvidos nos estabelecimentos penitenciários coordenados pelo Departamento de Execução Penal (Depen). Isso significa uma média semanal de 98 presos, número bem superior ao assumido pela Secretaria da Justiça em compromisso com a Secretaria de Segurança Pública, Ministério Público e Tribunal de Justiça do Paraná. A meta era receber semanalmente 80 detentos nos estabelecimentos penitenciários, vindos dessas unidades policiais.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (09), durante reunião entre representantes das secretarias da Justiça e da Segurança e do Tribunal de Justiça do Paraná.
A secretária da Justiça, Maria Tereza Uille Gomes, informou que em janeiro de 2014 foram transferidos 302 presos de unidades policiais de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral para o sistema penitenciário. Em fevereiro foram 539 transferências e, em março, 421. Só neste mês de abril já foram transferidos 125 presos.