A Rede Empresarial do Centro Histórico de Curitiba promove no próximo dia 5 de outubro a segunda edição do Centro Histórico Divertido. O evento acontece em comemoração ao Dia das Crianças e será realizado das 10 às 17 horas. Ao todo, serão 57 atrações que incluem oficinas de arte, peças de teatro e brincadeiras ao ar livre. A ação conta com o apoio do Sebrae/PR, Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e Prefeitura de Curitiba.
Mais de 5 mil pessoas participaram da primeira edição e a expectativa dos organizadores e parceiros é superar o público registrado no ano passado. As oficinas programadas para o Centro Histórico Divertido 2013 são variadas, desde a confecção de cupcakes (bolos de copos ou de forminha individuais), massinhas e bexigas, contação de histórias, pintura na calçada e visitas aos atrativos históricos culturais da região, que vive um processo de revitalização graças à união de proprietários dos estabelecimentos.
A consultora do Sebrae/PR, Walderes Bello, elogia o esforço dos empresários locais. “Eles se reúnem semanalmente e estão cada vez mais maduros, cada vez mais pensando em ações coletivas que, por si só, têm mais força. Como a Rede Empresarial obteve sucesso em todas as ações que organizou, desde a sua formação, tenho certeza que esse evento não será uma exceção, será mais um sucesso, fruto da mobilização e do planejamento do grupo”, aposta a consultora do Sebrae/PR.
A união dos empresários do Centro Histórico começou em 2008, por meio do Sebrae/PR, que ofereceu cursos de desenvolvimento e liderança, consultorias e apoio ao planejamento das ações propostas pelo grupo. Atualmente, 15 empresas compõem a Rede que foi formada para valorizar a identidade histórico-cultural do Largo da Ordem, um dos ícones de Curitiba.
“O Sebrae/PR nos procurou, identificou nosso potencial e nos preparou para essa demanda. Nós nem sabíamos que podíamos tanto”, destaca o presidente das Associação Empresarial do Centro Histórico, Fernando Ferreira Portela.
A Fundação Cultural de Curitiba (FCC) é uma das entidades apoiadoras da Rede Empresarial. Para o presidente da Fundação, Marcos Cordiolli, a iniciativa é primordial para melhorar a imagem do Centro Histórico. “A convergência entre cultura e lazer é um ramo de negócio antigo, mas aqui em Curitiba ainda é muito frágil. O apoio do Sebrae e da Fecomércio é imprescindível e já começamos a ver os resultados desse assessoramento nas ações organizadas pelos empresários”, ressalta Cordiolli.