Mais 135 novos investigadores se formaram pela Escola Superior de Polícia Civil e serão lotados em várias regiões do Paraná. Já são 28 turmas que foram preparadas para atuação em delegacias, na gestão do governador Beto Richa. São 840 novos investigadores, escrivães e papiloscopistas que reforçam a segurança do Estado.
A cerimônia de formatura da nova turma foi no Canal da Música, em Curitiba. Os investigadores passaram por cinco meses de curso com 840 horas/aula de disciplinas relacionadas ao cotidiano da atividade policial. “Foi um curso muito completo e que está de acordo com a matriz curricular nacional que é oferecida pelo Ministério da Justiça. Hoje nosso curso é referência nacional”, afirma o diretor da ESPC, Luis Fernando Viana Artigas Júnior.
Para o delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, o reforço no efetivo da corporação faz parte do programa Paraná Seguro. “Quando assumi esta função, encontrei muitos policiais trabalhando em delegacias sem a preparação necessária que a ESPC oferece, o que limitava a função deles. O governo está mudando essa situação”, diz ele.
De acordo com a diretora-geral da Secretaria da Segurança Pública, que representou o secretário Cid Vasques na cerimônia, Tathyana Weinfurter Assad, a capacitação dos policiais civis faz parte da reestruturação que o governador Beto Richa está promovendo na Segurança Pública. “A reestruturação vai tirar o Estado do Paraná do atraso a que foi submetido durante anos nessa sensível área da administração. A formação de uma polícia cidadã, que sirva e proteja baseada em rígidos princípios éticos, certamente fará a diferença pra a nossa comunidade”, afirma.